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2017_TheresaRaquelBorgesdeMiranda.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBranco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu-
dc.contributor.authorMiranda, Theresa Raquel Borges de-
dc.date.accessioned2017-10-20T12:13:14Z-
dc.date.available2017-10-20T12:13:14Z-
dc.date.issued2017-10-20-
dc.date.submitted2017-07-27-
dc.identifier.citationMIRANDA, Theresa Raquel Borges de. Cultura, violência e dinâmica relacional: um estudo com alunos e professores de escola pública em contexto de baixa renda. 2017. xiii, 192 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24843-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado teve como objetivo identificar valores e práticas relacionados à violência que estão na dinâmica das interações sociais no contexto de uma escola pública localizada em uma região administrativa de baixa renda de Brasília. A metodologia adotada foi qualitativa, que considera a construção epistemológica do conhecimento e a presença ativa do pesquisador, e se caracteriza pela interdependência entre os momentos do processo de pesquisa. A pesquisa foi conduzida a partir da perspectiva semiótico-cultural, que dá foco à relação dialógica entre a cultura e a participação ativa do sujeito, considerando que os processos interativos, comunicativos e metacomunicativos estão na gênese dos processos de desenvolvimento. Foram selecionados como participantes adolescentes de uma turma de sexto ano do ensino fundamental, seus professores e o representante da equipe gerencial. O método de pesquisa inclui a realização dos seguintes procedimentos, desenvolvidos em sequência, os quais foram gravados em vídeo, degravados e analisados. Foram eles: 1) Observação participante em sala de aula; 2) Grupo focal com atividade semiestruturada com alunos; 3) Grupo focal com atividade semiestruturada com professores e representante da equipe gerencial 4) Entrevistas individuais com nove alunos. As informações coconstruídas foram analisadas à luz da psicologia cultural, que possibilitou a compreensão da construção da violência nos níveis micro, meso e macrossistêmico. Ao analisar as dinâmicas específicas da classe e da unidade escolar investigada e os processos de significação envolvidos nas práticas escolares e nos processos de subjetivação das violências, construímos conhecimento científico sobre a violência nas escolas, fornecendo subsídios para possíveis mudanças que promovem o desenvolvimento integral dos alunos em contextos similares. A partir dos resultados, foi possível compreender que as violências ocorridas na escola estudada são a materialização de violências produzidas na sociedade e na comunidade na qual a escola se insere. Assim, para que a escola seja instrumento de justiça social, é necessário levar em conta o papel dos processos de produção de sentido, possibilitando que as relações desenvolvidas no ambiente escolar possam dar origem a novas construções de valores e projetos de vida. Para tal, é necessário, ainda, que as escolas deem prioridade às práticas colaborativas de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCultura, violência e dinâmica relacional : um estudo com alunos e professores de escola pública em contexto de baixa rendapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordViolência escolarpt_BR
dc.subject.keywordViolência escolar - prevençãopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia - culturapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aimed at identifying values and practices related to violence found in the dynamics of social interactions within the context of a public school located in a low-income administrative region of Brasília. The methodology adopted was qualitative, which considers the epistemological construction of knowledge and the active presence of the researcher, and is characterized by the interdependence between the moments of the research process. The research was conducted from the semiotic and cultural perspective, which stresses the dialogic relations between culture and the active participation of the subject, considering that interactive, communicative and metacommunicative processes are at the genesis of development processes. The participants selected were adolescents from a sixth grade elementary school class, their teachers, and an administrative team representative. The research method included the following procedures, which were videotaped, transcribed and analyzed: 1) Participant observation in the classroom; 2) Focus group with semistructured activity with students; 3) Focus group with semistructured activity with teachers and the administration representative 4) Individual interviews with nine students. Information was analyzed from a cultural psychology framework, which allowed for an understanding of violence construction at micro, meso and macrosystemic levels. By analyzing the specific dynamics of the investigated class in the school, as well as the meaning-making processes involved in school practices and in violence subjectivation processes, we constructed scientific knowledge that help better understanding the issue of violence within schools. Such contributions may as well enable the construction of changes that can promote the full development of students in similar contexts. Results showed that the violence found in the studied school was connected with violent cultural practices and was also the materialization of the symbolic violence produced in the community in which the school was inserted and in society at large. Thus, in order to make the school an instrument of social justice, it is necessary to take into account the role of meaning production processes, allowing the relationships developed in the school environment to give rise to the construction of new values and life projects. To this end, it is also necessary to give priority to collaborative teaching and learning practices.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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