Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24905
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_JoãoFelipedeSouza.pdf728,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorSouza, João Felipe de-
dc.date.accessioned2017-10-31T10:32:12Z-
dc.date.available2017-10-31T10:32:12Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2017-05-31-
dc.identifier.citationSouza, João Felipe de. Estratégia democrática e popular e luta sindical docente no Distrito Federal. 2017. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24905-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou conhecer como as professoras e os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal enfrentam o Estado para assegurar os seus direitos. Inseridos em precárias condições de trabalho e atravessando, no cotidiano escolar, diversas situações de conflito e desgaste, esses trabalhadores da educação se organizam para transformações sociais que vão além das melhorias corporativas da sua categoria. Nesse sentido, foi necessário compreender como se constitui o processo de consciência daqueles trabalhadores que se colocam em movimento e se organizam coletivamente para superar a situação adversa em que estão submetidos. A pesquisa se concentrou em dois elementos centrais: a estratégia política predominante do nosso tempo, a estratégia democrática e popular, e o instrumento político que possibilita à categoria expressar suas reivindicações - o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF). A investigação foi delimitada temporalmente entre os anos de 1996 e 1998, por ter sido a primeira experiência histórica em que tanto o sindicato docente, quanto o governo distrital estavam submetidos à estratégia democrática e popular. Além de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três militantes da categoria docente - duas diretoras sindicais e um professor da oposição. Tanto o Partido dos Trabalhadores (PT) quanto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) são dois importantes instrumentos que materializaram a estratégia democrática e popular no Distrito Federal. No entanto, ao ser executada, essa estratégia acabou tornando-se o contrário do planejamento inicial. Esse trabalho buscou contribuir para o campo de reflexões que estão sendo feitas acerca da execução da estratégia política predominante do nosso tempo. Trata-se de uma sinalização da necessidade de avaliarmos criticamente os caminhos percorridos na história recente pela classe trabalhadora brasileira.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégia democrática e popular e luta sindical docente no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordConsciênciapt_BR
dc.subject.keywordSindicatos - professorespt_BR
dc.subject.keywordProfessores - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research has been an attempt to know how teachers (male and female) of the public system of schools of the Federal District (Brasília) confront the State in order to secure their rights. Faced with precarious labor conditions and having to meet several situations of conflict in their everyday life in the schools, these workers in education organize themselves for social changes that go beyond corporative improvements of their category of workers. In this sense, it was necessary to understand how the process of consciousness of those workers is built when they put themselves in movement and organize themselves collectively in order to overcome the adverse situation to which they are submitted. The research has been concentrated in two central elements: the predominant political strategy of our time, the democratic and popular strategy, and the political instrument that makes possible to the category to express its reivindications – namely, the Union of the Teachers of the Federal District (SINPRO-DF). The research had a temporal range between 1996 and 1998; this was the historical experience when both the District Government and the Teacher’s Union were submitted to the popular and democratic strategy. Apart from the bibliographical, archival and field research, there also semi-structured interviews with three militants of the teacher’s group – two Union females directors and one teacher of the opposition. Both the Worker’s Party (PT) and the Unified Central of Workers (CUT) are two important instruments that materialized the democratic and popular strategy in the Federal District. However, once it was executed, this strategy ended up becoming the opposite of the initial plan. This work tried to contribute to the field of reflections that are being made about the execution of the predominant political strategy of our time. This is a sign of the need of a critical assessment of the routes taken by the Brazilian working class in the recent Brazilian history.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/24905/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.