Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24937
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KátiaSantosdeAbreuParanhos.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma proposta de ensino do tema diversidade sexual para o ensino médio à luz da Síntese Evolutiva Estendida
Autor(es): Paranhos, Kátia Santos de Abreu
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Coorientador(es): Diniz Rojas, Nilda Maria
Assunto: Educação sexual
Gênero
Diversidade sexual
Sexualidade
Referência: PARANHOS, Kátia Santos de Abreu. Uma proposta de ensino do tema diversidade sexual para o ensino médio à luz da Síntese Evolutiva Estendida. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa participante desenvolvida junto a estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, em que foram investigadas possíveis contribuições da Educação para a Sexualidade, à luz da Síntese Evolutiva Estendida na disciplina de Parte Diversificada, para a promoção da tolerância à diversidade sexual. Foi executada uma sequência de atividades interventivas didático-pedagógicas em que a autora atua como professora e pesquisadora. As atividades sugeridas permitiram a imersão no contexto dos (as) estudantes e análise de suas visões de mundo, ideias, impressões e tensões relacionadas à diversidade sexual, gênero e sexualidade. Uma série de conflitos e desafios emergiram a partir da ação reflexiva, oferecendo subsídios para reformulação das práticas didático-pedagógicas que resultaram na elaboração de uma proposição didática. Apoiei-me em Louro (1997, 2000, 2001, 2003 e 2011) e Jablonka; Lamb (2005) para nortear as reflexões. Gênero e sexualidade são construções culturais que em interação com a dimensão biológica, devido a seus caráteres subjetivo e complexo, oferecem especificidades únicas para cada indivíduo. Os diálogos de Paulo Freire dão sustentação à intervenção pedagógica. Os diálogos realizados representaram o material de pesquisa e os dados foram obtidos a partir da análise desse material, segundo pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados da pesquisa apontam possíveis caminhos para a promoção da tolerância por meio da abordagem da Síntese Evolutiva Estendida, evidenciando superação de tensões e tabus, a despeito das convicções morais e/ou religiosas relacionados à diversidade sexual. Os resultados indicam a necessidade de: (a) apresentar as perspectivas culturais e biológicas e a interação desses elementos, visando a construção do gênero e da sexualidade; (b) aplicar atividades pedagógicas que problematizem a patologização da diversidade sexual; (c) pensar atividades pedagógicas que discutam a diversidade sexual e superem sua relação com “opção sexual”; (d) criar atividades que desmistifiquem a relação entre diversidade sexual e condutas morais e/ou éticas, noções de certo ou errado, bom/ruim, que representam entraves pessoais que favorecem atitudes preconceituosas e discriminatórias que dificultam o relacionamento saudável entre os sujeitos; (e) criar abordagens diferenciadas para o trabalho com estudantes do ensino médio que levem em consideração suas características etárias e culturais; (f) estimular o debate de modo que as concepções, os mitos, os tabus e os preconceitos emerjam nas rodas de conversa.
Abstract: This is a sharing research developed with students of the first year of high school in a public school in Distrito Federal in which research contributions of Education for a Sexuality were investigated in the light of Extended Evolutionary Synthesis in the issue of Diversified Part (P.D.) for a promotion of tolerance to sexual diversity. A sequence of didactic-pedagogical interventions was performed in which an author acts as a teacher and researcher. The experiments suggested a context of studies and analysis of their world views, ideas, impressions and tensions related to sexual diversity, gender and sexuality. A serie of conflicts and challenges emerged from the reflexive action, offering subsidies for reformulation of didactic-pedagogical practices that resulted in the elaboration of a didactic proposition. I supported myself in Louro (1997, 2000, 2001, 2003 and 2011) and Jablonka; Lamb (2005) to guide the reflections. Gender and sexuality are cultural constructions that in interaction with a biological dimension, due to their subjective and complex characters, unique specifications for each individual.The dialogues of Paulo Freire give support to the pedagogical interventions. The dialogues represent the research material and the data were obtained from content analysis according to the assumptions of Content Analysis (BARDIN, 1977). The results of the research point out ways to promote tolerance through the Extended Evolutionary Synthesis approach, evidencing the overcoming of tensions, taboos in spite of the moral and / or religious convictions related to sexual diversity. The results indicate a need to: (a) present as cultural and biological perspectives and an interaction of the elements that result in the construction of gender and sexuality; (B) to apply pedagogical activities to discuss a pathologization of sexual diversity; (C) thinking about pedagogical activities that discuss sexual diversity and get over its relation to "sexual choice"; (D) to create relationships of sexual diversity with moral and / or ethical conducts, notions of right or wrong, good / bad, that represent personal barriers that favor prejudiced and discriminatory attitudes that hinder the relationship between the subjects; (E) create differentiated approaches to work with high school students that take into account their characteristics and cultures; (F) stimulate the debate so that conceptions, myths, taboos and prejudices emerge in the wheels of conversation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24937
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.