Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/25203
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CileneVilarinsCardosodaSilva.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWeller, Wivian-
dc.contributor.authorSilva, Cilene Vilarins Cardoso da-
dc.date.accessioned2017-11-07T14:51:47Z-
dc.date.available2017-11-07T14:51:47Z-
dc.date.issued2017-11-07-
dc.date.submitted2017-06-26-
dc.identifier.citationSILVA, Cilene Vilarins Cardoso da. O ensino médio público no passado e presente: um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DF. 2017. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25203-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta de modo geral os sentidos e significados do ensino médio de escolas públicas no Distrito Federal. A reconstrução dos sentidos e significados se deu por meio de pesquisa documental, ressignificação da memória de professores mais antigos da escola e opiniões dos professores do período atual do ensino médio em uma escola do Distrito Federal ao longo da história, mais especificamente, o Centro de Ensino Médio 01 do Gama - DF. A pesquisa foi realizada a partir de um viés analítico, numa perspectiva de pesquisa histórica e de comparação que permeia dimensões social, cultural, educacional e histórica. Primeiramente, a pesquisa analisou a constituição do ensino médio por meio de documentos sobre a escola. Logo após, propôs trabalhar com a ressignificação da memória dos professores mais antigos da escola contrastando-as com as opiniões sobre a escola e o ensino médio dos professores do período atual. Para tanto, foram realizados grupos de discussão com os professores e, após a transcrição dos dados, estes foram analisados com base no Método Documentário, tal como desenvolvido por Ralf Bohnsack a partir da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Os resultados apontam que os sentidos e significados construídos são únicos em cada espaço escolar e que estão diretamente ligados às vozes coletivas de seus atores e ao tempo histórico de cada grupo que o compõe.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino médio público no passado e presente : um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama - DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordHistória da Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research presents in a general way the meanings and meanings of the high school of public schools in the Federal District. The reconstruction of the senses and meanings occurred through documentary research, re-signification of the memory of older teachers of the school and opinions of the teachers of the current period of high school in a school of the Federal District throughout history, more specifically, the Center of High School 01 from Gama - DF. The research was carried out from an analytical perspective, from a perspective of historical research and comparison that permeates social, cultural, educational and historical dimensions. First, the research analyzed the constitution of high school through documents about the school. Soon after, he proposed to work with the re-signification of the memory of the oldest teachers of the school contrasting them with the opinions about the school and the high school of the teachers of the current period. To that end, discussion groups were held with the teachers who, after the data were transcribed, they were analyzed based on the Documentary Method, as developed by Ralf Bohnsack from the Sociology of Knowledge of Karl Mannheim. The results point out that the constructed meanings and meanings are unique in each school space and are directly linked to the collective voices of their actors and to the historical time of each group that composes it.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.