Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/25209
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AdolescenciaInternetPraticas.pdf793,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGoulart, Andrea-
dc.contributor.authorKafure Muñoz, Ivette-
dc.date.accessioned2017-11-08T13:11:47Z-
dc.date.available2017-11-08T13:11:47Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationGOULART, Andrea; KAFURE MUÑOZ, Ivette. Adolescência, internet e práticas informacionais.In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais eletrônicos... Marília: Unesp; ANCIB, 2017. Disponível em: <http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/379/681>. Acesso em: 7 nov. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25209-
dc.description.abstractAdolescência é uma fase marcada por transições físicas, psicológicas e comportamentais. Somando-se a isso, os adolescentes atuais estão habituados a utilizar a internet e os recursos tecnológicos desde a primeira infância, o que amplia consideravelmente seu universo tanto de possibilidades de acesso à informação como de relações interpessoais. Em tal cenário, sob a ótica do paradigma social descrito por Capurro, a pesquisa, em desenvolvimento, tem por objetivo analisar as práticas informacionais dos adolescentes na internet, no contexto social em que estão inseridos. Trata-se de um estudo de usuários da informação com abordagem interdisciplinar. Com isso, empregam-se conceitos provenientes da Ciência da Informação, da Análise do Comportamento, da Psicologia Social e da Comunicação Social. Apresenta, ademais, caráter descritivo e horizonte temporal transversal. Não obstante, parte de uma concepção pragmática e se ancora na estratégia de investigação dos métodos mistos. Os procedimentos metodológicos baseiam-se no levantamento, no Discurso do Sujeito Coletivo e no estudo comparativo. Os dados que informam a pesquisa estão sendo coletados por meio de entrevistas pessoais com adolescentes e adultos, residentes no Distrito Federal. Resultados preliminares demonstram que as atividades predominantes desenvolvidas por adolescentes na internet se voltam a redes sociais, pesquisas escolares, entretenimento, busca de informações cotidianas e jogos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUnesp; ANCIBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAdolescência, internet e práticas informacionaispt_BR
dc.title.alternativeAdolescence, internet and information practicespt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordAdolescênciapt_BR
dc.subject.keywordEstudo de usuáriospt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.rights.licenseXVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB) - Declaração de Direito Autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. Fonte: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 7 nov. 2017.pt_BR
dc.description.abstract1Adolescence is a life phase marked by physical, psychological and behavioral transitions. In addition, today's teenagers are accustomed to making extensive use of the internet and technology resources from an early age, which considerably broadens their universe of both access to information and interpersonal relationships. In this scenario, from the perspective of the social paradigm described by Capurro, the research, in development, aims to analyze the information practices of adolescents on the internet, in their own social context. The research is placed in the field of information users’ studies and is developed in an interdisciplinary way, using concepts from Information Science, Behavior Analysis, Social Psychology and Social Communication. The study has a descriptive character and transversal temporal horizon. However, it starts from a pragmatic conception and uses the research strategy of mixed methods. The methodological procedures are based on the survey, in the Discourse of the Collective Subject and in the comparative study. The data that inform the research are being collected through personal interviews with adolescents and adults living in the Federal District. Preliminary results demonstrate the predominant activities led by adolescents on the internet are related to social networks, school research, entertainment, search for daily information and games.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.