http://repositorio.unb.br/handle/10482/25223
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_JefersonTeixeiradeFreitas.pdf | 13,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Projeções, mapas e GPS : algumas aplicações na educação básica |
Autor(es): | Freitas, Jeferson Teixeira de |
Orientador(es): | Melo, Antonio Luiz de |
Assunto: | Sistema de posicionamento global Mapas Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 20-Nov-2017 |
Data de defesa: | 26-Jul-2017 |
Referência: | FREITAS, Jeferson Teixeira de. Projeções, mapas e GPS: algumas aplicações na educação básica. 2017. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Onde é que vou usar isso na minha vida? Pra que serve isso? Responder estas e outras perguntas que questionam a relevância de alguns conteúdos presentes no currículo das escolas públicas do Distrito Federal e também do Brasil é tarefa inerente ao trabalho do profissional de educação. Em particular, mapas e o Sistema de Posicionamento Global (da sigla do inglês, GPS) aliados ao estudo de coordenadas cartesianas ortogonais, apresentam uma gama de aplicações e contextualizações interessantes que podem ser trabalhadas na educação básica. O trabalho procura explorar algumas dessas ferramentas para tentar buscar respostas às indagações iniciais e ajudar a dar sentido ao currículo proposto, não só para o ensino médio regular como também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
Abstract: | Where am I going to apply this in my life? What is this for? To answer that and others questions that debate from the relevance of some programmatic contentes in the curriculum from public schools of Federal District and also of all Brazil is a task inherent for the teacher’s work. In particular, maps and the Global Positioning System (GPS) allied to study of orthogonal cartesian coordinate system, have a large amount of applications interesting contextualizations that can be worked in the basic education. This work seeks to explore some of these diveces to try to get answers to the initial questions and help make sense of the proposed curriculum, not just for regular school but also for youth and adult education (of the brazilian acronym, EJA). Palavras-chave: Orthogonal cartesian coordinates, Global Positioning System, Maps. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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