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dc.contributor.advisorAlves, Cecília Brito-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Guedes da-
dc.date.accessioned2017-11-21T20:26:48Z-
dc.date.available2017-11-21T20:26:48Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.date.submitted2017-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Guedes da. Evasão no ensino superior brasileiro: riscos e arranjos institucionais. 2017. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25247-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação nasce a partir da seguinte pergunta: É possível antecipar os índices de evasão no ensino superior, prevenindo assim o sistema das consequentes perdas sociais e econômicas envolvidas na alta evasão? Esse prognóstico descreve o problema original da presente pesquisa, que tem como objetivo geral investigar as características organizacionais e suas influências e comportamentos sobre as taxas de evasão, de forma a antecipar seus efeitos negativos e possibilitar um maior preparo por parte dos agentes envolvidos: instituições, Estado e sociedade. Este trabalho é motivado pela necessidade de uma maior compreensão das possíveis contribuições da Instituição de Ensino Superior (IES) na permanência do aluno no curso superior. Os altos índices de evasão observados, mesmo após transpostas as dificuldades para a entrada na graduação, revelam a necessidade de pensar em políticas públicas que visem minimizar as diversas perdas envolvidas no abandono acadêmico. O modelo, que considera variáveis essencialmente organizacionais encontradas no Censo da Educação Superior, demonstrou explicar mais de 10% das taxas de evasão nos cursos de graduação presencial brasileiros.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEvasão no ensino superior brasileiro : riscos e arranjos institucionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEvasão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.25247-
dc.contributor.advisorcoSoares Neto, Joaquim José-
dc.description.abstract1This research has origin from the following question: Is it possible to anticipate the rates of evasion in higher education, thus preventing the system of the consequent social and economic losses involved in high evasion? This prognosis describes the original problem of the present research, whose general objective is to investigate the organizational characteristics and their influences and behaviors on the evasion rates, in order to anticipate their negative effects and to allow a greater preparation on the part of the involved agents: institutions, State and society. This work is motivated by the need for a greater understanding of the possible contributions of the Higher Education Institutions (HEIs) in the student's stay in the higher education. The high evasion rates observed, even after transposing the difficulties for graduation, reveal the need to think about public policies that object to minimize the various losses involved in academic abandonment. The model, which considers essentially organizational variables found in the Census of Higher Education, has been shown to explain more than 10% of the dropout rates in Brazilian undergraduate courses.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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