Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/25297
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabelaChavesSilva.pdf746,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillas Bôas, Rafael Litvin-
dc.contributor.authorSilva, Isabela Chaves-
dc.date.accessioned2017-11-28T21:25:16Z-
dc.date.available2017-11-28T21:25:16Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.date.submitted2017-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Chaves. Representação estética e política da nação no universo local de Cemitério de Elefantes, de Dalton Trevisan. 2017. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25297-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva mostrar como a coletânea de contos Cemitério de elefantes, de Dalton Trevisan, publicada em 1964, alcança representar, estética e politicamente, as contradições da formação nacional através da figuração de seu universo local, Curitiba. Em um primeiro momento, o foco recairá sobre as contribuições do escritor russo Anton Tchekhov para a configuração da poética trevisânica. Após, buscar-se-á situar o contista curitibano no sistema literário nacional, refletindo-se sobre as conexões e as rupturas estabelecidas por ele no cenário artístico paranaense e brasileiro. Por último, passaremos à análise dos contos, que apresentam uma Curitiba ocupada por dois universos, em teoria, distintos. De um lado, temos as narrativas rurais, marcadas por valores arcaicos e patriarcais. Por outro, as que se passam em um ambiente mais urbano, em que marcas da modernidade podem ser vistas, como o cinema. A coexistência conflituosa desses dois mundos na mesma cidade aponta para a impossibilidade da consumação do processo de modernização de Curitiba e, por extensão, do Brasil.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentação estética e política da nação no universo local de Cemitério de Elefantes, de Dalton Trevisanpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscritores brasileirospt_BR
dc.subject.keywordContos - análisept_BR
dc.subject.keywordRepressão políticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to show how the collection of tales Cemetery of Elephants, by Dalton Trevisan, published in 1964, is able to represent, aesthetically and politically, the contradictions of the national formation through the figuration of its local universe, Curitiba. At first, the focus will fall on the contributions of the Russian writer Anton Chekhov to the configuration of Trevisan’s poetics. Afterwards, one will seek to situate the artist from Curitiba in the national literary system, reflecting on the connections and ruptures established by him in the artistic scene of Paraná and in the one of Brazil. Finally, we will turn to the analysis of the short stories, which present a Curitiba occupied by two universes, in theory, different. On the one hand, we have the rural narratives, characterized by archaic and patriarchal values. On the other hand, those that take place in a more urban environment, in which marks of modernity can be seen, like the cinema. The conflicting coexistence of these two worlds in the same city points to the impossibility of consummation of the process of modernization of Curitiba and, by extension, of Brazil.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.