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2017_MônicaLeitedaSilva.pdf2,17 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorCuri, Alice Stefânia-
dc.contributor.authorSilva, Mônica Leite da-
dc.date.accessioned2017-11-28T21:52:58Z-
dc.date.available2017-11-28T21:52:58Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.date.submitted2017-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Leite da. Corpo transpassado: dramaturgias de uma atriz com a ginga da rua. 2017. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25298-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo a construção de uma dramaturgia de atriz a partir de um processo criativo advindo da observação afetiva e do estudo poético de três pessoas em situação de rua da cidade de Salvador/ BA, conhecidos pelos nomes Categoria, Carmen Miranda e Mongo. A tessitura deste processo de criação encontra-se no treinamento de atriz por meio da utilização do exercício da capoeira, que através da sua prática reanima qualidades importantes como prontidão, presença, agilidade, desenvoltura e me aproxima das minhas raízes culturais, do local e das pessoas pesquisadas. O presente trabalho está organizado em quatro capítulos, onde teço um diálogo com autores como Foucault (1987) com o entendimento do corpo dócil; Christine Greiner e Helena Katz e a teoria do corpomídia; Eusébio Lobo da Silva (2012), Evani Tavares Lima (2002), e Renata de Lima Silva (2014, 2016) e seus trabalhos com capoeira voltado para artistas cênicos; Matteo Bonfitto (2013), Alice S. Curi (2013), Eleonora Fabião (2010) para alargar a noção sobre dramaturgia e trabalho de atriz. Assumo como metodologia os princípios da cartografia discutido por Virgínia Kastrup (2012), também, o vocabulário proposto pela etnocenologia diante os conceitos de teatralidade defendidos por Armindo Bião (2000). Durante a pesquisa tive a oportunidade de observar, conversar e registrar depoimentos dos próprios sujeitos pesquisados e pessoas que tiveram algum contato com eles no ambiente de rua. As criações poéticas provenientes do trabalho criativo na sala de ensaio foram concretizadas na forma de Assemblagem, Ação Poética e Ação Cênica, sendo a última apresentada em Salvador/BA, estas apresentam-se como organizações dos materiais que compõem ações importantes para a tessitura da dramaturgia de atriz. Percebo, através desta pesquisa que neste processo de criação os caminhos foram encontrados na fricção entre o fazer e a teoria, um trabalho singular, porém, que contribui para reflexões no âmbito artístico no que diz respeito à minha prática cotidiana de atriz. Acredita-se que sua temática apresente uma importância social, e contribua para reflexões sobre a pobreza e pessoas que por muitas vezes são invisibilizadas pela grande maioria da população.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorpo transpassado : dramaturgias de uma atriz com a ginga da ruapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDramaturgia brasileirapt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordCapoeirapt_BR
dc.subject.keywordMoradores de ruapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Ce mémoire parle de la construction d’une dramaturgie d’actrice à partir d’un processus créatif. Celui-ci est résultat d’un étude poétique de trois personnes en situation de rue dans la Ville de Salvador/BA. Leurs noms sont: Categoria, Carmen Miranda et Mongo. La tessiture de ce processus de création vient du entraînement de l’actrice qui utilise des exercices de la Capoeira. Ceux-ci amènent des qualités importantes aux comédiens, comme: promptitude, présence, agilité, désinvolture. La Capoeira approche l’actrice à ses racines culturelles en faisant ainsi un rapport avec les personnes investigué au terrain. Ce travail est organisé en quatre chapitres, dans lesquelles j’elabore un dialogue avec quelques auteurs comme Foucault (1987) et sa compréhension du corps docile; Christine Greiner e Helena Katz et la théorie du “corpomídia”; Eusébio Lobo da Silva (2012), Evani Tavares Lima (2002), Renata de Lima Silva (2014, 2016) et leurs travaux sur la capoeira destinée aux artistes scéniques; Matteo Bonfitto (2013), Alice S. Curi (2013), Eleonora Fabião (2010) qui ont élargir la notion sur la dramaturgie et la pratique de l'actrice. La méthodologie adoptée sont les principes de la cartographie de Virginia Kastrup (2012) et aussi le vocabulaire proposé par l’etnocenologie, surtout le concept de “théâtralité” défendu par Armindo Bião (2000). Pendant la recherche de terrain j'ai eu l'occasion d'observer et discuter avec les trois personnes citées. J’ai enregistré leur témoignages et aussi d'autres appartiennent à personnes qui avaient quelque contact avec Categoria, Carmen Miranda et Mongo. Les créations poétiques proviennent du travail créatif dans la salle de répétition. Celles-ci sont assemblage d’Action Poétique et d’Action Scénique. Cette dernière a été présenté à Salvador/BA. Elle est l’organisation des matériaux qui composent des actions importantes à la tessiture de la dramaturgie de l’actrice. A travers cette recherche j'ai remarqué que dans le processus de création la théorie et la pratique ont été en constant dialogue. Ce dialogue apporte à ce mémoire un singularité que l’acquit appartenir à deux champs: l’artistique, à travers ma pratique d’actrice: et le social car il amène des réflexions sur les conditions précaires des gens en situation de rue.pt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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