Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Woortmann, Klaas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T04:32:45Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T04:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.citation | WOORTMANN, Klaus. O selvagem e a história: Heródoto e a questão do Outro. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 13-59, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-77012000000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ra/a/qhCJ7xtT5sdjSQQ3KfXvXyt/?lang=pt#. Acesso em: 26 jan. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25578 | - |
dc.description.abstract | O artigo procura examinar os limites impostos pela teoria da história no pensamento grego para a compreensão da alteridade. Tal teoria, fundada na oposição entre epistéme e doxa, minimiza o significado do particular e do evento em seu significado próprio, tornando difícil o desenvolvimento de uma etnografia. Nesse contexto de idéias, é dada particular ênfase ao papel desempenhado pelos citas, percebidos como "selvagens", na História de Heródoto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Antropologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo - FFLCH/USP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O selvagem e a história : Heródoto e a questão do Outro | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | História | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heródoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mitologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alteridade | - |
dc.rights.license | (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/ra/a/qhCJ7xtT5sdjSQQ3KfXvXyt/?lang=pt#. Acesso em: 26 jan. 2023. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012000000100002 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The paper focuses on the limits imposed to the understanding of alterity in Greek thought by its theory of history and by the opposition between epistème and doxa. The failure to appreciate the particular, the event in its own meaning, also imposed limits to the development of an ethnographic perspective. In this context, the paper examines the meaning of the category "savage" (or wild man) in Greek thought with special reference to the role played by Scytes in Herodotus' History. | - |
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