http://repositorio.unb.br/handle/10482/25625
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_EmocoesComoCaminho.pdf | 399,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As emoções como caminho para uma epistemologia complexa da psicologia |
Outros títulos: | Emotions as a way for a complex epistemology of psychology |
Autor(es): | Neubern, Maurício da Silva |
Assunto: | Emoções Epistemologia Subjetividade Terapia familiar Complexidade |
Data de publicação: | 2000 |
Editora: | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
Referência: | NEUBERN, Maurício S.. As emoções como caminho para uma epistemologia complexa da psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.16, n.2, p.153-163, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000200008&lng=en&nrm=iso>.Acesso em: 14 maio 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000200008. |
Resumo: | A partir do estudo das emoções são desenvolvidas reflexões que apontam para a marcante influência do paradigma simplificador no estudo de objetos complexos da subjetividade humana, como também nos diversos momentos de construção do conhecimento. Os movimentos dominantes da terapia familiar apresentam-se como momentos importantes dessa discussão por apresentarem ao mesmo tempo potencialidades e limitações para a construção de uma epistemologia complexa. Diante disso, a partir das contribuições provenientes de diversas propostas epistemológicas além dessas, busca-se promover um conjunto de articulações iniciais para uma epistemologia complexa da psicologia que abranja não apenas uma compreensão das emoções e do cenário da construção do conhecimento, mas principalmente a integração da subjetividade do cientista como um momento fundamental da construção da ciência. |
Abstract: | As a result of the study of emotions, reflections have been developed pointing at the marking influence that the simplifier paradigm has on the study of complex objects on human subjectivity, besides its influence on the various moments of knowledge construction. The family therapy dominant moves are presented as important moments in this discussion, since they concurrently illustrate possibilities and limitations on the construction of a complex epistemology. On these grounds and considering the contributions from different epistemological proposals, there is an effort in trying to promote a set of initial articulations for a complex psychological epistemology, that may not only account for a complex understanding of emotions, but also comprehend the complexity of the setting of knowledge construction itself, and particularly integrate the scientist's subjectivity as a fundamental moment at the construction of knowledge. |
Licença: | Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License CC BY NC - Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 14 maio 2018. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000200008 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.