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Título: Manejo de variáveis psicológicas no tratamento do câncer em crianças : algumas contribuições da psiconeuroimunologia
Outros títulos: Psychological variables management on childhood cancer treatment : some psychoneuroimmunology contributions
Autor(es): Coutinho, Sílvia Maria Gonçalves
Costa Júnior, Áderson Luiz
Kanitz, Suyane
Assunto: Psicologia da saúde
Psico-oncologia pediátrica
Enfrentamento - estratégias
Psiconeuroimunologia
Data de publicação: 2000
Editora: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Referência: COUTINHO, Sílvia Maria Gonçalves; COSTA JUNIOR, Áderson L.; KANITZ, Suyane. Manejo de variáveis psicológicas no tratamento do câncer em crianças: algumas contribuições da psiconeuroimunologia. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 17, n. 3, p. 33-42, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2000000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HXg3J43M8b3YVN4JJdHtvVS/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Resumo: Estudos em psico-oncologia pediátrica apontam a necessidade de intervenções multiprofissionais sistemáticas que possam contribuir para a minimização de efeitos adversosproduzidospor diferentes situações do tratamentodo câncera que crianças e familiares são submetidos ou, preparar o paciente para enfrentar contextos identificados como de caráter estressante. O presente artigo apresenta os princípios básicos da psiconeuroimunologia e discute a funcionalidade de algumas contribuições desta área para o desenvolvimento de programas de apoio psicológico à crianças com câncer, que permitam a construção de um repertório comportamental e cognitivo apropriado ao enfrentamento de situações aversivas durante o período de tratamento da doença. Um exemplo de programa de apoio psicológico, desenvolvido em uma unidade de saúde do Distrito Federal é descrito.
Abstract: Pediatric psychoncology studies show lhe need for multiprofessional and systematic interventiqns that may contribute to reduction of adverse effects from different situations on cancer treatment that children and their parents are submitied, to or prepare lhe patient to cape with stress ful contexts. The aim of this paper is to present and dis'cuss lhe basic psychoneuroimmunology principIes and lhe use of some contribuitions to psychological support programs for children with cancer, allow lhe acquisition of behavioral and cognitive repertorie suitable for coping with aversive situations during lhe disease treatment período. An example of psychological support program has been developed by a public health unit at Distrito Federal, Brazil.
Licença: Estudos de Psicologia (Campinas) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HXg3J43M8b3YVN4JJdHtvVS/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2000000300004
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