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Título: Estudo de casos sobre abandono do tratamento da tuberculose: avaliação do atendimento, percepção e conhecimentos sobre a doença na perspectiva dos clientes (Fortaleza, Ceará, Brasil)
Non-adherence to tuberculosis treatment: a study on perceptions and knowledge of the disease and evaluation of health services from the patient perspective (Fortaleza, Ceará, Brazil)
Autor(es): Lima, Mary Braga de
Mello, Dalva A.
Morais, Ana Patrícia P.
Silva, Weber C. da
Assunto: Serviços de saúde
Recusa do paciente ao tratamento
Data de publicação: 2001
Editora: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
Referência: Cad. Saúde Pública,v.17,n.4,p.877-885,2001
Resumo: This research was developed in 1995-1996 in the Oliveira Pombo Health Center (CSOP), Fortaleza, Ceará, Brazil. The aim was to explore factors influencing non-adherence to tuberculosis treatment. Specific objectives were: dynamics of tuberculosis notification and treatment of non-adherence cases at the CSOP; demographic, social, economic, and cultural profiles of clientele (social actors); default reasons that interrupt treatment; and knowledge and perception of the disease. The methodological approach was based on descriptive epidemiology and on sociological interpretivism. A semi-structured interview was used for questions related to the social actors, such as: demographic, social, economic, cultural, and behavioral factors; knowledge and perceptions of tuberculosis and treatment; impact of the disease on patients' lives; and perspectives concerning health service attendance. Results show that treatment non-compliance involved multiple and complex interrelated factors.
Esta pesquisa foi desenvolvida em 1995 e 1996 no Centro de Saúde Oliveira Pombo, Fortaleza, Ceará. Os objetivos foram os seguintes: geral - identificação de fatores que determinam o abandono do tratamento da tuberculose; específicos - análise da dinâmica do atendimento e da freqüência de casos e de abandono do tratamento; identificação das características sócio-econômicas e culturais dos clientes (atores sociais); causas impeditivas ao tratamento; conhecimentos e percepção da doença pelos clientes. Duas abordagens metodológicas foram utilizadas: de natureza epidemiológica descritiva e sociológica interpretativa, utilizando questionário semi-estruturado com os seguintes conteúdos: sexo; idade; estado civil; escolaridade; ocupação; rendimento; descrição da residência; formas de deslocamento; níveis de conhecimentos e percepção sobre a doença e o tratamento; identificação de sentimentos reativos à doença; avaliação sobre o atendimento; comportamento e estilos de vida prejudiciais; decisões de mudanças para melhoria da saúde. Os resultados obtidos apontaram fatores múltiplos de natureza complexa, que influem direta ou indiretamente para o abandono do tratamento.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000400021
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