Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/25802
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ ReconhecimentoEmoçõesCenário.pdf258,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O reconhecimento das emoções no cenário da psicologia : implicações epistemológicas e reflexões críticas
Autor(es): Neubern, Maurício da Silva
Assunto: Emoções
Epistemologia
Subjetividade
Psicologia
Data de publicação: 2001
Editora: Conselho Federal de Psicologia
Referência: NEUBERN, Maurício da Silva. O reconhecimento das emoções no cenário da psicologia: implicações epistemológicas e reflexões críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 21, n. 2, p. 62-73, jun. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932001000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 maio 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932001000200008.
Resumo: Partindo de uma breve contextualização do estudo das emoções, o presente trabalho visa apontar caminhos para a construção de referências mais apropriadas ao estudo das mesmas, seja como constituintes do processo subjetivo, seja no sentido de apontar seu potencial para reformas epistemológicas na psicologia. A partir de uma análise sobre importantes cosmovisões do pensamento atual e as denúncias epistemológicas promovidas pelas emoções, destacam-se a sua condição marginalizada no conhecimento psicológico, bem como a necessidade e as implicações de incluí-las como imprescindíveis no estudo do humano.
Abstract: Starting from a brief contextualization of the study of emotions, the present paper aims at indicating ways to the construction of a more appropriate frame of reference for such study, regarding emotions as constituents of the subjective process and pointing to their potential for epistemological change in psychology. From the analysis of important world views in contemporary thought and the epistemological denunciation promoted by emotions, the text tries to emphasize their marginal condition in psychological knowledge and both the need for and the implications of their inclusion as crucial for the study of the human condition.
Licença: Psicologia: Ciência e Profissão - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932001000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 maio 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932001000200008
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.