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dc.contributor.authorAbreu-Rodrigues, Joselept_BR
dc.contributor.authorNatalino, Paula Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorAló, Raquel Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:36:28Z-
dc.date.available2017-12-07T04:36:28Z-
dc.date.issued2002-04pt_BR
dc.identifier.citationABREU-RODRIGUES, Josele; NATALINO, Paula Carvalho; ALÓ, Raquel Moreira. Instruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 18, n. 1, p. 83-94, jan./abr. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25890-
dc.description.abstractO presente estudo investigou se a precisão da instrução afetaria os efeitos da iniqüidade de reforços. Trinta estudantes universitários, separados em duplas, escolheram entre trabalhar sozinho ou competir com o parceiro. Na alternativa individual, os pontos foram distribuídos igualmente entre os participantes; na alternativa de competição, a distribuição de pontos foi manipulada no decorrer das condições de modo que o Participante 1 ganhava mais pontos que o Participante 2, ou vice-versa. Algumas duplas receberam informação completa sobre a distribuição de pontos (instrução precisa); outras receberam informação indicando que, algumas vezes, um participante receberia mais pontos que o outro (instrução imprecisa); e, as demais, não receberam nenhuma informação (sem instrução). A instrução imprecisa produziu escolha acentuada por competição para ambos participantes, a instrução precisa gerou escolhas sensíveis às manipulações na iniqüidade e, na ausência de instruções, ambos resultados foram observados. Foi concluído que a instrução precisa gerou estratégias mais eficientes de fuga e esquiva da iniqüidade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInstruções e iniqüidade de reforços: efeitos sobre o comportamento competitivopt_BR
dc.title.alternativeInstructions and inequity between reinforcers: effects spon competitive behavior-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCompetiçãopt_BR
dc.subject.keywordReforço (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordComportamento - análise-
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100010pt_BR
dc.description.abstract1The present study investigated whether the precision of instructions alter the effects of reinforcement inequity. Thirty university students, separated in dyads, chose between working alone or competing with their partner. During the individual alternative, points were distributed equally between participants; during the competitive alternative, points distribution was manipulated across conditions such that Participant 1 received a greater number of points than Participant 2, and vice-versa. The dyads received complete information on points distribution (precise instruction group), vague information indicating only that sometimes one participant would win more points than the other (imprecise instruction group), or no information about points distribution (no instruction group). Imprecise instruction produced an accentuated choice for competition for both participants while the precise instruction generated choices that changed with manipulations in inequity. In the absence of instructions, both results were observed. It was concluded that precise instruction generated more efficient strategies of escape and avoidance from inequity.-
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