Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
v14n2a10.pdf74,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMadeira, Angélicapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:36:56Z-
dc.date.available2017-12-07T04:36:56Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationTempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25913-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the first results of a research which aims at mapping and analyzing the construction and the consolidation of the field of the visual arts in Brasília. The whole project is divided into three significant moments of the city's history: the fifties, when the rationalist model in architecture and urban design, and concretism in the field of the arts became hegemonic; the late sixties, when conceptualism was strongly affirmed on the Brazilian art scene; and finally, the two last decades, which brought big changes to patronage and to art market strategies. The article also punctuate some theoretical and methodological remarks.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)pt_BR
dc.titleThe itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordArte e políticapt_BR
dc.subject.keywordModernizaçãopt_BR
dc.subject.keywordConcretismopt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.