Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25954
Files in This Item:
File SizeFormat 
v1n1a02.pdf328,47 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBerçott, Flavia Dantaspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:37:06Z-
dc.date.available2017-12-07T04:37:06Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationRAE electron.,v.1,n.1,p.1-14,2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25954-
dc.description.abstractFace ao momento de implantação da Política de Negócios Tecnológicos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, este estudo procurou avaliar a atual situação de comercialização de produtos/serviços/tecnologias das unidades descentralizadas da Embrapa e propor modelo para implantação da nova Área de Negócios Tecnológicos. A revisão da literatura tratou a respeito dos conceitos de difusão e transferência de tecnologia, marketing e negociação. Este trabalho utilizou pesquisa descritiva através de estudo exploratório junto às unidades descentralizadas da Embrapa. Foram retornados 36 questionários, de um total de 39, e os resultados indicam que as unidades estão trabalhando aquém de suas potencialidades, faltando conhecimento das atividade de marketing no auxílio da negociação. Pode-se concluir, portanto, que para a completa internalização da Política de Negócios Tecnológicos será necessário principalmente: a qualificação do pessoal envolvido, implementar cultura de negócios, resolução de certos entraves burocráticos e sobretudo definir atividades a serem desenvolvidas por esta área.pt_BR
dc.description.abstractThis work is an attempt to offer an analysis of the efforts presently undertaken by the Brazilian Agricultural Research Corporation (EMBRAPA)in the development of a Technology Business Policy. It assesses the current practices of commercialization of technologies/services/products adopted by EMBRAPA and proposes a Technological Business Sector model. The review of the literature focused on the concepts of marketing, difusion and transfer of technology. The methodology included descriptive research and exploratory studies. A survey was carried out among the decentralized units of EMBRAPA, with 36 out of 39 questionnaires having been returned. The results indicate that decentralized units operate beyond their capacity, that they lack marketing expertise. In conclusion, the study suggests that, in order to accomplish an efficient Technological Business Policy, EMBRAPA must invest in staff qualification; implement a business culture and eliminate burocratic constraints. Above all, EMBRAPA should establish goals to be achieved by the commercialization sector.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransferência de tecnologia via comercialização na Embrapapt_BR
dc.titleTechnology transfer via marketing at Embrapapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEmbrapapt_BR
dc.subject.keywordComercializaçãopt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.subject.keywordTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordPolítica de negócios tecnológicospt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482002000100002pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/25954/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.