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dc.contributor.authorPires, Henrique Augusto Alarconpt_BR
dc.contributor.authorBugarin, Maurício Soarespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:37:31Z-
dc.date.available2017-12-07T04:37:31Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationRev. Bras. Econ.,v.57,n.4,p.775-794,2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25963-
dc.description.abstractO plano de estabilização econômica de 1994 (Plano Real) foi marcado pela drástica redução dos índices de inflação no país, associada a um crescente descontrole fiscal dos estados e da União. Este artigo propõe um mecanismo de estímulo à disciplina fiscal por meio de um contrato ótimo de transferências entre o governo federal e os estados. Três situações são analisadas. Em primeiro lugar, mostra-se que uma regra de transferências intergovernamentais ótima pode ser usada para reduzir consideravelmente os déficits subnacionais. Em seguida, prova-se que renegociações de dívidas estaduais sem regras de controle fixas tendem a gerar um comportamento ainda mais irresponsável dos entes subnacionais. Finalmente, mostra-se que mesmo quando não é possível implementar-se a regra ótima de transferência, a ocorrência de renegociação de dívidas pode ser usada de forma a se estabelecer um controle pelo menos parcial do processo de endividamento crescente dos estados.pt_BR
dc.description.abstractThis article studies the incentives for fiscal discipline faced by local governments (states) in a federalist system where revenue-sharing transfers are important sources of income for the states. Based on a market-discipline type of model of state-expenditure policy, it shows that the central government can use the transfers as a powerful mechanism to induce the states into choosing lower levels of fiscal deficits. This is accomplished by making the transfers contingent on an optimally chosen 'deficit targeting' rule, in such a way that the farther the state realized deficit from the targeted level, the lower the transfers from the central government. State debt-renegotiation process is shown to be a good opportunity for implementing such a rule by using an individually rational, incentive compatible contract between the states and the federal government.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFundação Getúlio Vargaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetas de déficit: transferências intergovernamentais e o controle do endividamento dos estadospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMetas de déficitpt_BR
dc.subject.keywordContratos ótimospt_BR
dc.subject.keywordDesenho de mecanismospt_BR
dc.subject.keywordDisciplina de mercadopt_BR
dc.subject.keywordFederalismo fiscalpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402003000400006pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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