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Título: Motivação do aprendiz de medicina : uso da escala de motivação acadêmica
Outros títulos: Learner's motivation in medical studies : use of the academic motivation scale
Autor(es): Sobral, Dejano Tavares
Assunto: Motivação
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Escala de Motivação Acadêmica
Desempenho
Data de publicação: Abr-2003
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: SOBRAL, Dejano T. Motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 1, p. 25-31, jan./abr. 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722003000100005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722003000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
Resumo: O propósito do estudo foi analisar características da motivação de estudantes de medicina e sua relação com fatores acadêmicos no início do curso, pondo à prova uma versão da Escala de Motivação Acadêmica (EMA). O instrumento foi aplicado a 269 sujeitos de ambos os sexos, sendo reaplicada em 25% após um ano. Foram obtidas medidas subjetivas e objetivas do aprendizado, representando fatores motivacionais. Procedimentos estatísticos foram efetuados para configurar a validade interna e externa, incluindo análises de correlação entre componentes da EMA e as medidas seletivas. Os achados revelaram níveis satisfatórios de consistência interna, estabilidade temporal moderada e matriz de correlação das subescalas geralmente consistente. O perfil de respostas mostrou predominância de motivação autônoma e variação sexual. As correlações entre componentes da EMA e antecedentes e conseqüências motivacionais revelaram espectro de motivação compatível com influências individuais e contextuais. Os resultados dão suporte à validade do instrumento e ao seu uso no estudo de motivação universitária.
Abstract: The purpose of this work was to analyze features of students' motivation in relation to academic factors after one year of medical studies, testing out a version of the Academic Motivation Scale (AMS). The AMS was administered to 299 subjects of both sexes and re-administered to a 25% sample one year later. Measures of learning perceptions and achievement representing motivational factors were also obtained. Statistical procedures were done to describe the internal and external validity, including correlation analysis between the AMS components and the motivational measures. The findings showed satisfactory levels of internal consistency, moderate temporal stability and consistent inter-correlation matrix. The profile of responses revealed a predominance of autonomous motivation and a gender effect. The relationships of the AMS components with the motivational antecedents and consequences revealed a spectrum of motivation compatible with individual and contextual influences. The results support the validity of the AMS and its usefulness in the study of academic motivation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722003000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722003000100005
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