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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Nara Liana Pereirapt_BR
dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadora da Silva Campospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:38:29Z-
dc.date.available2017-12-07T04:38:29Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Nara Liana Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 503-514, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26059-
dc.description.abstractCrianças com deficiência exercem um impacto profundo sobre o funcionamento da família que necessita ser melhor investigado. Este estudo tem como objetivos a) descrever alguns aspectos do desenvolvimento e da vida familiar de crianças com síndrome de Down, segundo o relato dos genitores e b) identificar os padrões de interação familiar, destacando os subsistemas genitores-criança. Seis famílias, consistindo de pai, mãe e uma criança pré-escolar com síndrome de Down, foram selecionadas. As mães responderam um questionário e participaram de entrevistas semi-estruturadas com os pais, separadamente. Dezoito sessões de observação do comportamento foram conduzidas na residência das famílias, totalizando 171 minutos de gravação em vídeo de atividades livres. Os resultados mostraram que as atividades foram desenvolvidas predominantemente de forma "conjunta" e que as interações familiares foram caracterizadas pela "sincronia", "supervisão", "liderança" e "amistosidade". Os dados sugerem que, para compreender o funcionamento de famílias de crianças com síndrome de Down, faz-se necessário focalizar o papel do pai.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrianças com síndrome de Down e suas interações familiarespt_BR
dc.title.alternativeChildren with Down syndrome and their family interactions-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInterações familiarespt_BR
dc.subject.keywordSíndrome de Downpt_BR
dc.subject.keywordComportamento - análisept_BR
dc.subject.keywordPré-escolarespt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC NY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300009pt_BR
dc.description.abstract1Disabled children exert strong impact on the families' dynamic that need to be better investigated. This study aims to a) describe some aspects of the Down syndrome children's development and family life according to parents and b) identify the patterns of family interaction, emphasising the parent-child subsystems. Six families consisting of father, mother and preschool child with Down syndrome were selected: to participate in this study. A questionnaire was answered by mothers and semi-structured interviews by mothers and fathers, separately. Eighteen behaviour observations were conducted in the families' residence consisting of 171 minutes of video recording of free home activity sessions. The results show that the activities were carried out by family members with predominance of the "joint participation". The family interactions were developed in a "synchronised" way, with "supervision", "leadership", and "friendship". Our data suggest the need of focusing on the role of the father in order to better understand the functioning of Down syndrome children's families.-
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