Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26417
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_DesenvolvimentoPsicologicoMediacao.pdf125,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais : por uma articulação teórica e metodológica
Outros títulos: Psychological development, semiotic mediation and social representations : towards a theoretical and methodological integration
Autor(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Mediação semiótica
Representações sociais
Paradigmas pessoais
Atos de fala (Linguística)
Data de publicação: Abr-2005
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: FÁVERO, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico, mediação semiótica e representações sociais: por uma articulação teórica e metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 17-25, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
Resumo: Este artigo propõe a articulação entre os aspectos subjetivos, desenvolvimentais e cognitivos dos processos semióticos num contexto psicológico e o fundamento histórico, institucional e ideológico dos sistemas de signos num contexto sociocultural. Para tanto, procura-se recuperar alguns fundamentos para a rejeição à dicotomia mente-corpo, explorar as implicações desta rejeição e estabelecer relações entre o processo de mediação semiótica e a teoria das representações sociais. Propõe-se, então, tanto teórica como metodologicamente, uma síntese psicosocial para a psicologia do desenvolvimento, por meio da integração da análise dos atos da fala para o estudo dos paradigmas pessoais, da tomada de consciência e do desenvolvimento cognitivo e metacognitivo.
Abstract: This paper attempts to analyze the integration of subjective, developmental and cognitive aspects of semiotic processes in a psychological context with the historical, institutional, and ideological grounding of sign systems in the sociocultural context. In this analysis, arguments against the mind/body dichotomy are reviewed, their implications examined and relations between the process of semiotic mediation and the theory of social representations are established. A psychosocial synthesis, providing both theoretical and empirical guidelines for Developmental Psychology, is proposed.. This is carried out through the integration of the analysis of speech acts in the study of personal paradigms, processes of developing conscious awareness and cognitive and metacognitive development.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100004
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.