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ARTIGO_AcaoAfirmativaRelacoes.pdf | 236,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Ação afirmativa, relações raciais e educação básica |
Outros títulos: | Affirmative action, racial relations and primary education |
Autor(es): | Valente, Ana Lúcia Eduardo Farah |
Assunto: | Ações afirmativas Relações raciais Educação básica |
Data de publicação: | 2005 |
Editora: | ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
Referência: | VALENTE, Ana Lúcia. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 62-76, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Z3FyqKQXCwwfQZRSxjVNDRQ/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021. |
Resumo: | Com base em proposta metodológica de combate ao racismo na educação básica, desenvolvida com resultados positivos em escolas de Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG), objetivou: a) indicar que esse nível de escolarização apresenta o quadro educacional mais grave para as crianças negras; b) refletir sobre as políticas afirmativas de caráter universal e específico, nos diferentes níveis de ensino, defendendo a perspectiva de que contrapô-las, como se excludentes fossem, é uma falsa questão; c) argumentar que a maior ou menor eficácia de políticas de ação afirmativas para os negros está inversamente relacionada ao nível de ensino, isto é, quanto antes o racismo, a discriminação e o preconceito forem enfrentados, melhores serão os resultados educacionais e; d) apontar os desafios para a formação de professores nessa perspectiva. |
Abstract: | On the basis of the methodological proposal for combating racism in primary education, developed with positive results in schools in Campo Grande (State of Mato Grosso do Sul) and Belo Horizonte (State of Minas Gerais), we propose: a) to indicate that this level of schooling presents the most serious educational situation for black children; b) to reflect upon affirmative policies of a universal and specific character, in different levels of education, defending the perspective that setting them in opposition, as if they were exclusive, is a false question; c) to argue that the greater or lesser efficacy of policies of affirmative action for Negroes is inversely related to the level of education, that is, the earlier racism, discrimination and prejudice are faced up to, the better will be the educational results and d) to point to challenges for the formation of teachers in this perspective. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) |
Licença: | Revista Brasileira de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Z3FyqKQXCwwfQZRSxjVNDRQ/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000100006 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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