Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Antony, Sheila | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Jorge Ponciano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T04:43:36Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T04:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ANTONY, Sheila; RIBEIRO, Jorge Ponciano. Hiperatividade: doença ou essência um enfoque da gestalt-terapia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 25, n. 2, p. 186-197, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003. Acesso em: 19 mar. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26519 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a hiperatividade considerando a metáfora do corpo da criança e o seu funcionamento psicológico, de forma a esclarecer se a sua expressão constitui doença ou um modo próprio de ser. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem sido extensivamente investigado em pesquisas que visam aprimorar os critérios diagnósticos e conhecer sua etiologia. Poucos estudos são orientados para elucidar a dimensão psíquica da criança hiperativa. A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial assentada em teorias holísticas que reconhecem a multidimensionalidade do humano, enfocando a relação (o contato) como ontológica à existência humana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Conselho Federal de Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Hiperatividade : doença ou essência um enfoque da gestalt-terapia | pt_BR |
dc.title.alternative | Hiperactivity : nature or disease? understanding ADHD in a Gestalt perspective | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestalt-terapia | pt_BR |
dc.rights.license | Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/yhGXhnqHVFjFK7MrC8CPrtG/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work argues hyperactivity considering the body metaphor and the child psychological functioning in order to understand its expression as disease or essence. Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) has been extensively investigated in research that aim to improve diagnostics criteria and know its etiology. Few studies are oriented to elucidate the psychological dimension of the hyperactive child. Gestalt-Therapy is a phenomenological-existential approach supported on holistic theories that recognize the human multidimensionality, focalizing relation (contact) as ontological to human nature. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|