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Título: Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília
Outros títulos: Serial evaluation versus admission exam: similarities and differences between Cohorts in the Medical Program at the University of Brasilia
Autor(es): Sobral, Dejano Tavares
Oliveira, Paulo Gonçalves de
Assunto: Educação médica
Estudantes de Medicina
Avaliação educacional
Aprendizagem
Data de publicação: Dez-2006
Editora: Associação Brasileira de Educação Médica
Referência: SOBRAL, Dejano T.; OLIVEIRA, Paulo Gonçalves de. Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p. 181-191, set./dez. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
Resumo: O propósito deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto do processo de avaliação seriada, em comparação com exame vestibular, em termos de efeitos no perfil de atributos e de progresso acadêmico de alunos da Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 415 alunos (57,8% masculinos) registrados no Curso de Medicina após aprovação para ingresso mediante avaliação seriada, ou exame vestibular no primeiro ou segundo semestre, ao longo de seis anos (1999-2004). Foram comparados, entre os grupos de ingresso, os indicadores demográficos, de atitudes em face do aprendizado e de rendimento cognitivo no curso. Os resultados mostraram proporções significantemente maiores de alunos naturais do Distrito Federal e da faixa etária mais jovem no grupo da avaliação seriada. O índice de rendimento acadêmico manteve-se significativamente mais elevado nesse grupo desde o segundo ao nono período do curso. Análises estatísticas indicam que tal efeito reflete, além da forma e do ano de ingresso, outras diferenças nas características dos alunos, tais como sexo, idade e valoração do aprendizado. Os achados sugerem que a avaliação seriada privilegiou a aptidão acadêmica quanto ao rendimento cognitivo e alterou tendências na composição demográfica do alunado com efeitos no próprio rendimento estudantil.
Abstract: The purpose of this retrospective study was to appraise the impact of a new admission process (serialevaluation) on the attributes and achievement patterns of medical students in comparison to the standing onetime admission test. The subjects were 415 students (57,8% males) enrolled in the medical program of the Universit y of Brasilia, admitted through serial evaluation or admission test in the course of six years (1999-2004). The admission groups were compared as refers to demographic data, learning attitudes and academic achievement indicators. The results showed significantly higher proportions of students born in the Federal District and of a younger age-bracket in the serial evaluation group than in comparison to the admission test group. Academic achievement was also significantly higher in this group, from the second to the ninth semester. Statistical analyses indicate that besides the year and the criteria of admission the effect on academic achievement reflected other differences such as sex, age and self-appraisal of learning outcomes in the features of the students. These findings suggest that the new admission process has favored academic aptitude in terms of cognitive achievement. It also seems to have modified the demographic composition of the student body with effects on academic achievement in itself.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Licença: Revista Brasileira de Educação Médica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000300009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022006000300009
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