Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2667
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MarciaReginaAlvesGondim.PDF1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica
Autor(es): Gondim, Márcia Regina Alves
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Práticas de letramento
Consciência fonológica
Competências oral e escrita
Alfabetizar - letrando
Crianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)
Alfabetização - fonética
Data de publicação: 2-Mai-2007
Referência: GONDIM, Márcia Regina Alves. Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. [várias paginações] Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.
Resumo: Esta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this M.A. thesis was threefold: to analyze some literacy practices as related to the development of children’s phonological awareness, from an ethnographic, qualitative perspective; to understand teachers’ action to implement the process of transition from the oral to the written language and to describe the classroom setting as a literacy space. Field work was carried out in a literacy classroom of a public school in the Federal District, Brazil. These children, drawn from working classes, are enrolled in the three-year literacy project - BIA “Bloco Inicial de Alfabetização” ). Results point to a strong relation between the development of the phonological awareness and the acquisition of writing and reading abilities by the children.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.