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dc.contributor.authorSilveira, Flávia Furtado Rainhapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Marisa Maria Brito da Justapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:44:31Z-
dc.date.available2017-12-07T04:44:31Z-
dc.date.issued2006-04pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Flávia Furtado; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 79-86, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26684-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência múltipla sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. Participaram deste estudo 10 famílias (sete casais e três mães) e 10 professoras de crianças deficientes múltiplas, atendidas pelo Programa de Atendimento a Deficientes Múltiplos da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os pais e os professores e observações no ambiente escolar. Os resultados indicaram que os pais percebem a deficiência do filho como algo que acarreta grande sofrimento e que traz comprometimentos sociais, principalmente relacionados ao trabalho. Os pais e os professores acreditam não ser possível a inclusão escolar dessas crianças, por conceberem o desenvolvimento delas como inexistente e por considerarem a escola de ensino regular despreparada para recebê-las.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão escolar de crianças com deficiência múltipla : concepções de pais e professorespt_BR
dc.title.alternativeScholar inclusion of multiple deficiency children : parents and teachers conceptions-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDeficiênciapt_BR
dc.subject.keywordPais e professorespt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordIntegração social-
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/hdjkDh8Zb3ySjdbcPRsMrYL/?lang=pt. Acesso em: 19 mar 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100010pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed at identifying the conceptions of parents and teachers of children with multiple deficiencies, regarding their scholar and social inclusion. Ten families (seven couples and three mothers) as well as 10 teachers of multiple deficiency children participated in this research; these children are attended by the Program of Attendance to Multiple Deficient of the State Secretary of Education of the Federal District - SEDF. Half-structured interviews were made with parents and teachers and also observation of the scholar environment. The results indicated that parents are aware of their children's deficiency as something that brings great suffering and social limitations, specially related to work. Parents and teachers believe that the scholar inclusion of these children is not possible, for conceiving their development as inexistent and for considering the regular teaching school unprepared to receive them.-
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