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Título: Estabilidades e mudanças em padrões familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado
Outros títulos: Stabilities and changes in family patterns of children's externalizing behavior problems
Autor(es): Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Szelbracikowski, Adriane Corrêa
Assunto: Família
Pré-escolares
Comportamento - avaliação - crianças
Relações parentais
Stress (Psicologia)
Data de publicação: Abr-2006
Editora: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Referência: DESSEN, Maria Auxiliadora; SZELBRACIKOWSKI, Adriane Corrêa. Estabilidades e mudanças em padrões familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 16, n. 33, p. 71-80, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2006000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.
Resumo: A literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de descrever a origem e a evolução desses comportamentos. Este estudo visa comparar as continuidades e mudanças no perfil cognitivo, no estresse parental e na qualidade das relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado. Participaram da coleta de dados sete crianças pré-escolares morando com ambos os pais biológicos, com a mãe e o padrasto ou com apenas um genitor. Foram aplicados testes de avaliação cognitiva às crianças e, aos genitores/padrastos, questionário, entrevista semi-estruturada e escala de estresse parental, em dois momentos, ao longo de um ano. Os resultados mostram que houve uma melhora no perfil cognitivo das crianças; alterações na percepção dos genitores/padrastos quanto às características das crianças, ao modo de vida e relacionamento familiar; e estabilidade nos índices de estresse parental. Para compreender melhor a evolução dos comportamentos exteriorizados é preciso implementar pesquisas longitudinais.
Abstract: The literature on children's externalizing behavior problems has emphasized the necessity of describing the origin and evolution of this kind of behavior. This study aims to compare continuities and changes in children with externalizing behavior problems and their families emphasizing the child cognitive profile, parental stress, quality of family relationships. Seven preschool children who were living with biological parents, or the mother and stepfather, or just one parent were selected to participate. The data about cognitive evaluation was collected with children and a questionnaire, a semi-structured interview, a parental stress scale were administered to their parents, in two times in a year. The results show an improvement on the children's cognitive profile; changes in the parents'/stepfather's perception about children's personal characteristics, ways of life, and the quality of family relationships; and stabilities in the parental stress index. It is necessary to implement longitudinal research to better understanding the evolution of externalizing behaviors.
Licença: Paidéia (Ribeirão Preto) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2006000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100010
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