Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26841
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
02.pdf360,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes Neto, Davidpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Elizabethpt_BR
dc.contributor.authorVale, Euclea Gomespt_BR
dc.contributor.authorCunha, Fátima Scarparopt_BR
dc.contributor.authorXavier, Iara de Moraespt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Josicleia Dumêtpt_BR
dc.contributor.authorShiratori, Kanejipt_BR
dc.contributor.authorReibnitz, Kenya Schimidtpt_BR
dc.contributor.authorSordi, Maria Regina Lemes dept_BR
dc.contributor.authorBarbieri, Márciapt_BR
dc.contributor.authorBocardi, Maria Inês Brandãopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:46:19Z-
dc.date.available2017-12-07T04:46:19Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationRev. bras. enferm.,v.60,n.6,p.627-634,2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26841-
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivo identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem (PPC/ENF) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para esses cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, entre os dados presentes nos PPC/ENF e os propostos nas DCN, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Educação e Cultura e disponibilizados para este estudo. A amostra foi constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 110 cursos de graduação. Foram relacionados 60 aspectos do instrumento e destes foram selecionados 10. O estudo revelou que o índice de aderência dos cursos de enfermagem às DCN/ENF foi 72%, considerado baixo, o que aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to evaluate the adherence of the Pedagogic Projects of Nursing Graduation Courses (PPC/ENF) to the National Guidelines for the Curriculum of Nursing Graduation Courses (DCN/ENF). It was a descriptive study that compared the information obtained from the reports of the PPC/ENF and the proposals of DCN/ENF, using data collected by INEP/MEC and made available for this study. The data base consisted of all reports from 110 nursing graduation courses that were seeking accreditation or renewal between 2002 and 2006. Sixty aspects of the evaluation were selected and 10. The study reports that the rate of adherence of the nursing courses to the DCN/ENF guidelines was low, 72%. These findings indicate there is a need for nursing courses/schools to adjust the epistemological bases of the DCN/ENF to the proposals of PPC/ENF.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación tuvo como objetivo identificar la coherencia/adherencia de Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pregrado en Enfermería (PPC/PE) con/a las Pautas Curriculares Nacionales para esos cursos (DCN/ENF). Estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos en las DCN/ENF, teniendo como base los informes de los procesos de evaluación conducidos por el INEP/MEC y puestos a disposición para este estudio. La muestra fue constituida por los informes de evaluación, referentes a los procesos de 110 cursos de pregrado en enfermería para reconocimiento o renovación de reconocimiento de los mismos, en el período de 2002 a 2006. Fueron relaccionados 60 aspectos del instrumento y de estos fueron seleccionados 10. El estudio mostró que el índice de adherencia de los PPC/PE a las DCN/ENF fue de 72% considerado bajo, lo que apunta para la necesidad de que las escuelas busquen una mejor vinculación entre las bases epistemológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas en los PPC/ENF.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.titleAdherece of Nursing Graduation Courses to the National Curricular Guidelinespt_BR
dc.titleAdherencia de los Cursos de Pregrado en Enfermería a las Pautas Curriculares Nacionalespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.keywordDiretrizespt_BR
dc.subject.keywordProgramas de graduação em enfermagempt_BR
dc.subject.keywordNursing educationpt_BR
dc.subject.keywordGuidelinespt_BR
dc.subject.keywordEducationpt_BR
dc.subject.keywordnursingpt_BR
dc.subject.keyworddiploma programspt_BR
dc.subject.keywordEducación en enfermeríapt_BR
dc.subject.keywordPautaspt_BR
dc.subject.keywordProgramas de graduación en enfermeríapt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.