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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26912
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dc.contributor.authorParé, Marilene Lealpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Luana Paré dept_BR
dc.contributor.authorVelloso, Alessandra D'Aquipt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:47:33Z-
dc.date.available2017-12-07T04:47:33Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationCad. CEDES,v.27,n.72,p.215-232,2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26912-
dc.description.abstractAs comunidades quilombolas brasileiras foram reconhecidas pelo governo na publicação do Artigo 68, no ADCT, Constituição de 1988, que, ao garantir-lhes a posse de terra, evocou questões socioeconômicas, espaciais, jurídicas e culturais, trazendo a representatividade dos quilombos à sociedade. Ao observar a escola em São Miguel dos Pretos/Restinga Seca (RS) e Engenho II, território Kalunga/Cavalcante (GO), se quer ver o processo de construção de conhecimento no quilombo. Há diferenças e semelhanças importantes na relação escola-espaço quilombola gaúcho e goiano, e, na análise, considere-se a relação da produção de conhecimento dentro e fora da instituição escolar. Torna-se importante um novo olhar sobre a inserção do povo negro no sistema escolar, seja como receptor do conhecimento institucionalizado, seja como produtor da construção desse conhecimento. A história do negro, colocada à margem do processo histórico do país, reduz a importância do afrodescendente no processo civilizatório brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian quilombola - maroon remainders - communities received official recognition in the 1988 Constitution, article 68, which guarantees them ownership over their land. It raised socio-economic, spatial, juridical, and cultural issues showing what quilombola communities represent in the current Brazilian society. Based on the observation of schools in two quilombola territories - São Miguel dos Pretos and Kalunga, respectively in southern and middle west Brazil - and taking into consideration the regional differences and similarities, we analyze knowledge production in and out of the educational institution. A new perspective on the real insertion of Afro-Brazilian people into the formal educational system - either as students and receptors or as producers of institutionalized knowledge - is urgent, since the history of this people is set aside from Brazil s historical process, thus reducing their importance in the civilizatory process of the nation.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da Comunidade Kalunga de Engenho II (GO)pt_BR
dc.titleThe educational system in Brazil's quilombola communities: experiences in São Miguel dos Pretos and Kalunga Communitiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordQuilombospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordTerritóriopt_BR
dc.subject.keywordAuto-estimapt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200007pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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