Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26967
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_HierarquiaValoresTransculturais.pdf208,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Hierarquia de valores transculturais e brasileiros
Outros títulos: Hierarchy of cross-cultural and brazilian values
Autor(es): Tamayo, Álvaro
Assunto: Valores
Gênero
Transculturação
Data de publicação: 2007
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: TAMAYO, Alvaro. Hierarquia de valores transculturais e brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. spe, p. 7-15, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000500003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000500003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
Resumo: Foi estabelecida a hierarquia de 56 valores transculturais e quatro valores característicos da cultura brasileira com uma amostra de 419 sujeitos, de ambos os sexos, constituída por professores de escola secundária e estudantes universitários. A hierarquia foi estabelecida tanto no plano dos valores individuais como no dos tipos motivacionais de valores. As diferenças entre os subgrupos da amostra foram verificadas em termos do nível dos tipos motivacionais e da estrutura bidimensional dos valores. A hierarquia apresentou cinco níveis bem distintos de valores. Do ponto de vista motivacional, os valores de autodeterminação ocuparam o primeiro lugar. As mulheres enfatizaram mais do que os homens os valores a serviço de interesses coletivos e de autotranscendência de seus interesses egoístas em benefício do bem-estar dos outros. Os estudantes universitários salientaram mais do que os professores os valores relativos à autopromoção e à abertura à mudança.
Abstract: The hierarchy of 56 cross-cultural values and four characteristic values of the Brazilian culture were established with a sample of 419 subjects, of both sexes, constituted by high school teachers and college students. The hierarchy was established so much in the plan of the individual values as in the one of the motivational values types. The differences among the subgroups of the sample were verified in terms of the level of the motivational types and of the bi-dimensional structure of the values. The hierarchy presented five levels very different from values. From the motivational point of view, the self-determination values occupied the first place. The women emphasized the values more than the men to service of collective interests and of self-transcendence of their selfish interests in benefit of the well-being of the other ones. The college students pointed out the relative values more than the teachers to the self-promotion and the opening to the change.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000500003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000500003
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.