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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Nara Liana Pereirapt_BR
dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadora da Silva Campospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:48:23Z-
dc.date.available2017-12-07T04:48:23Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA-SILVA, Nara Liana; DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças com e sem síndrome de Down: valores e crenças de pais e professores. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 3, p. 429-446, set./dez. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27045-
dc.description.abstractOs valores e as crenças de pais e professores permeiam as práticas de cuidados e socialização das crianças e se expressam nas atividades rotineiras em que elas se engajam com seus diversos cuidadores. Este estudo descreve os valores e as crenças de 10 famílias e 10 professoras a respeito dos seguintes aspectos do desenvolvimento de crianças com e sem síndrome de Down: desenvolvimento motor, escolarização, profissionalização, relações íntimas e expectativas quanto ao futuro. As famílias eram compostas por pai, mãe e filhos, sendo que, em cinco delas, havia uma criança com síndrome de Down e, nas outras cinco, todas as crianças tinham desenvolvimento típico. Os dados foram coletados na residência das famílias, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com os genitores e aplicado um questionário de caracterização do sistema familiar. Já as professoras foram entrevistadas no próprio local de trabalho. Os resultados mostraram diferenças nos valores e crenças relatados pelos genitores de crianças com e sem síndrome de Down, especialmente no que se refere ao desenvolvimento motor do filho. As professoras relataram mudanças no desempenho acadêmico das crianças, bem como em seus relacionamentos sociais. Enquanto as professoras do ensino especial esperam progressos nos resultados acadêmicos, em longo prazo, as professoras do ensino regular esperam resultados mais imediatos de suas crianças com desenvolvimento típico. Os dados indicam algumas similaridades entre as crenças de pais e professoras, as quais acreditam que o apoio e o envolvimento da família podem propiciar à criança com síndrome de Down os avanços necessários ao seu desenvolvimento.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrianças com e sem síndrome de Down : valores e crenças de pais e professorespt_BR
dc.title.alternativeChildren with and without Down syndrome : parental and teacher values and beliefs-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordValorespt_BR
dc.subject.keywordCrençaspt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300009pt_BR
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