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dc.contributor.authorSzelbracikowski, Adriane Corrêapt_BR
dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadora da Silva Campospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:48:24Z-
dc.date.available2017-12-07T04:48:24Z-
dc.date.issued2007-04pt_BR
dc.identifier.citationSZELBRACIKOWSKI, Adriane Corrêa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Problemas de comportamento exteriorizado e as relações familiares: revisão de literatura. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 1, p. 33-40, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722007000100005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27047-
dc.description.abstractPesquisadores têm estudado as relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado, sobretudo, por suas implicações no desenvolvimento humano, ao longo do curso de vida. Os fatores de risco que contribuem para o surgimento e manutenção desses problemas estão relacionados às características da criança, aos processos familiares e às influências dos pares, comunidades e escolas. Neste artigo, discutimos, brevemente, a influência das relações parentais e conjugais em famílias de crianças pré-escolares com problemas de comportamento exteriorizado. No primeiro caso, ênfase é dada às práticas parentais e ao nível de estresse parental; no que tange às relações conjugais, destaque é dado aos padrões de interação em famílias casadas e recasadas e suas possíveis implicações nas relações parentais. Por fim, tecemos algumas considerações a respeito do papel da cultura no desenvolvimento de problemas de comportamento exteriorizado e da necessidade de investigar este tipo de problema sob a perspectiva do desenvolvimento humano.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProblemas de comportamento exteriorizado e as relações familiares: revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeExternalized behavior problems and family relationships: a review of the literature-
dc.title.alternativeProblemas de comportamiento exteriorizado y las relaciones familiares: revisión de literatura-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRelações parentaispt_BR
dc.subject.keywordRelações conjugaispt_BR
dc.subject.keywordComportamento - avaliação - criançaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia em Estudo - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000100005pt_BR
dc.description.abstract1Researchers have been studying the family relationships of children with externalizing behavior problems owing to the latter s implications on human development during their lives. Risk factors that contribute towards the rise and establishment of such behaviors are associated to children s personal characteristics, family processes, the influence of peers, communities, and schools. The influence of parental and marital relationships in families of children with externalizing behavior problems is discussed. Parental practices and level of parental stress are first emphasized; second, the patterns of interaction in married and re-married families and its implications on parental relationships are highlighted. Finally, the role of the culture in the development of externalizing behavior problems and the necessity of investigating these problems from the human development perspective are debated.-
dc.description.abstract2Investigadores han estudiado las relaciones familiares de niños con problemas de comportamiento exteriorizado, sobretodo por sus implicaciones en el desarrollo humano, a lo largo del curso de vida. Los factores de riesgo que contribuyen para el surgimiento y manutención de esos problemas están relacionados a las características del niño, a los procesos familiares y a las influencias de los pares, comunidades y escuelas. En este artículo, discutimos, brevemente, la influencia de las relaciones parentales y conyugales en familias de niños preescolares con problemas de comportamiento exteriorizado. En el primer caso, el énfasis es dado a las prácticas parentales y al nivel de estrés parental; en lo que toca a las relaciones conyugales, es dado destaque a los modelos de interacción en familias casadas y re-casadas y sus posibles implicaciones en las relaciones parentales. Por fin, presentamos algunas consideraciones respecto al rol de la cultura en el desarrollo de problemas de comportamiento exteriorizado y de la necesidad de investigar este tipo de problema bajo la perspectiva del desarrollo humano.-
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