Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27059
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ProfessorEnsinoMedio.pdf184,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Rúbia Sousapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Cândida Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorNeves, Gabriella Nunespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ludmila Pereirapt_BR
dc.contributor.authorPedroza, Regina Lúcia Sucupirapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:48:26Z-
dc.date.available2017-12-07T04:48:26Z-
dc.date.issued2007-06pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Rúbia Sousa et al. O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 11, n. 1, p. 123-132, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572007000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/4L7LCGgRqd63kPXmnrJmnGv/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27059-
dc.description.abstractO contato do professor de Ensino Médio com a Psicologia durante sua formação acadêmica acontece pela Licenciatura e pretende fornecer subsídios para sua prática escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a visão desse professor sobre a influência da Psicologia em seu cotidiano, investigando como a preparação oferecida durante a graduação e outras formas de contato com a Psicologia contribuem para o exercício docente. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com professores do Ensino Médio de escolas particulares e públicas do Distrito Federal. Os dados coletados revelaram que a maioria dos professores esqueceu o que estudou sobre Psicologia. Os entrevistados reconheceram a importância da Psicologia, porém reclamaram da falta de conhecimento para utilizá-la. Os resultados apontam para a pouca eficiência das disciplinas de Psicologia ministradas nas Licenciaturas, que não atingem sua função de intervenção em sala de aula. É urgente uma revisão desse problema, já que essa carência tem sido sentida pelos professores.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe high school educator and the psychology in his everyday school-life-
dc.title.alternativeEl profesor de enseñanza secundaria y la psicología en su cotidiano escolar-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordPsicologiapt_BR
dc.rights.licensePsicologia Escolar e Educacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pee/a/4L7LCGgRqd63kPXmnrJmnGv/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000100012pt_BR
dc.description.abstract1The contact of high school educators with Psychology during their graduation occurs during the Licensing courses and aims at giving them the basis for school practice. The present research intends to analyze how these teachers view the influence of Psychology in their everyday life, investigating how the current preparation during the period of graduation, as well as other forms of their connection to the science of Psychology contribute for practice. Thirty semi-structured interviews have been recorded with high school teachers from public and private schools of the Federal District. The resulting interviews disclose that most of them forgot what they had learned about Psychology. The interviewed teachers agreed on the importance of Psychology, although they still deplore knowledge gaps on how to make use of it. Results point to low efficiency of Psychology disciplines given in Licensing courses, which do not fulfill its intervention function in classroom properly. Thus, revision on the problem is urgent, since its inadequacy is felt by high school teachers.-
dc.description.abstract2El contacto del profesor de Enseñanza Secundaria con la Psicología durante su formación académica se da por la Licenciatura y pretende proporcionar subsidios para su práctica escolar. Esta investigación tuvo como objetivo analizar la visión de ese profesor sobre la influencia de la Psicología en su cotidiano, investigando como la preparación que es ofrecida durante el curso además de otras formas de contacto con la Psicología contribuyen para el ejercicio docente. Se realizaron 30 entrevistas semi-estructuradas con profesores de la Enseñanza Secundaria de escuelas privadas y pública del Distrito Federal. Los datos cosechados mostraron que la mayoría de los profesores se olvidó lo que estudió sobre Psicología. Los entrevistas reconocieron la importancia de la Psicología pero reclamaron de la falta de conocimiento para utilizarla. Los resultados apuntan para un poco eficiencia de las disciplinas de Psicología dadas en la Licenciatura, que no alcanzan su función de intervención en la clase. Es urgente rever ese problema, una vez que las carencias han sido sentidas por los profesores.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.