Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27141
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_OrdemForcasProfundas.pdf217,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A ordem e as forças profundas na Escola Inglesa de Relações Internacionais : em busca de uma possível francofonia
Outros títulos: The order and the deep forces in the English School of International Relations : in the search of some francophonie
Autor(es): Canesin, Carlos Henrique
Assunto: Relações Internacionais
Historiografia - França
Data de publicação: 2008
Editora: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais
Referência: CANESIN, Carlos Henrique. A ordem e as forças profundas na Escola Inglesa de Relações Internacionais: em busca de uma possível francofonia. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 51, n. 1, p. 123-136, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73292008000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tqRh53n8MkNQTPkq6fQygDn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
Resumo: Este artigo revisita a Escola Inglesa - da obra seminal de Hedley Bull em 1977, passando pelos esforços de Adam Watsom nos anos 80, e culminando com o repaginamento de Barry Buzan e Richard Little na década de 90 - resgatando sua ontologia histórica e esboçando um programa de pesquisa que a concilie com o da historiografia francesa. Conclui-se que pode ser detectado um sistema de causalidades múltiplas em nível sistêmico, com forças profundas materiais e psicosociais operando sob os auspícios do conceito de ordem, tão crucial a esta escola.
Abstract: This paper revisits the English School from the seminal work of Hedley Bull in 1977, passing by the efforts of Adam Watsom in the 80's, and culminating with Barry Buzan and Richard Little repagination in the 90's. It aims to rescue the school's historical ontology and sketch a research program that conciliates it with the French historiography one. One concludes that a system of multiple causalities can be detected in a systemic level, with material and psycho-social deep forces operating under the auspices of the concept of order, so crucial to this school.
Unidade Acadêmica: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Licença: Revista Brasileira de Política Internacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tqRh53n8MkNQTPkq6fQygDn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292008000100007
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.