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Título: A voz de homem e a voz do homem : as representações sociais masculinas do magistério
Autor(es): Salgado, João Sérgio Macedo
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Masculinidade - aspectos sociais
Paradigmas (Ciências sociais)
Homem - aspectos psicológicos
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de publicação: 30-Jul-2007
Referência: SALGADO, João Sérgio Macedo. A voz de homem e a voz do homem: as representações sociais masculinas do magistério. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Considerando-se que o processo de desenvolvimento do ser humano é constituído num contexto histórico-cultural e que a Teoria das Representações Sociais tem como preocupação compreender as interações do homem com seu meio na construção da realidade, este trabalho tem por objetivo investigar as representações sociais da masculinidade, de homens que são professores no magistério de ensino fundamental, procurando entender como estes professores se percebem ou acreditam que são percebidos profissionalmente, atuando em uma carreira socialmente associada às características femininas e ocupada predominantemente por mulheres. O trabalho foi realizado com 16 sujeitos do sexo masculino, 8 professores da área de atividades e 8 professores de áreas específicas do ensino fundamental, pertencentes a três escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Os sujeitos foram divididos em quatro grupos focais com quatro componentes cada, sendo dois grupos de professores de atividades e dois grupos de professores de áreas específicas, aos quais foi proposto uma discussão a respeito da masculinidade no magistério. As discussões dos sujeitos em todos os grupos, foram registradas em áudio e vídeo e posteriormente transcritas e submetidas à análise dos atos da fala. Os resultados demonstraram que, independente das séries ou área de atuação dos professores, ainda prevalece na concepção destes profissionais uma representação dos papéis de gênero no magistério vinculada a uma visão tradicional e naturalista em que a atividade das professoras foi associada à capacidade natural para cuidar e alfabetizar, ou seja, estavam mais habilitadas para trabalhar com as crianças das séries iniciais. Os professores foram associados às atividades de disciplina, autoridade e controle de sala de aula, estando mais aptos a lidar com alunos maiores que demandam este tipo de intervenção. Os resultados sugerem, que as discussões a respeito das representações sociais de gênero, ainda não alcançaram efetivamente o interior das instituições escolares e que transformações são necessárias para a mudança desses paradigmas. Dissertação submetida ao Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Sistemas Elétricos de Potência. Dissertação submetida ao Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Sistemas Elétricos de Potência. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Considering that the development of a human being takes place within a historical/cultural context and that the Social Representations Theory is concerned with understanding the interactions between man and his environment in the construction of reality, this paper aims at investigating the social representations of masculinity by male teachers of elementary and middle school. It aims at analyzing how these teachers regard themselves or believe to be regarded professionally, since they have an occupation that is socially associated with female characteristics and is mostly followed by women. This study was carried out with sixteen male subjects – eight elementary school teachers and eight specific subject teachers, who work at three public schools in Distrito Federal. The subjects were divided into four focal groups with four people each – two groups of elementary school teachers and two groups of specific subject teachers – who were asked to discuss masculinity in the teaching practice. Discussions in all groups were recorded on audio and video, being later transcribed and analyzed in terms speech acts. The results have shown that, independently from the school grades or the teacher’s field of work, in the conception of these teachers there still prevails a representation of genre roles in teaching practice which is associated to a traditional, naturalist view of female teachers as being more naturally capable of looking after and alphabetizing – in other words, they are more qualified to work with children at the first levels of education. Male teachers were associated with discipline, authority and control over the classroom, being thus more able to deal with older students who require such kind of intervention. Results suggest that the discussions about social representations of gender have not got effectively into school institutions.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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