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dc.contributor.authorSobral, Dejano Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:49:27Z-
dc.date.available2017-12-07T04:49:27Z-
dc.date.issued2008-03pt_BR
dc.identifier.citationSOBRAL, Dejano T. Valor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina: apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série histórica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 23-31, jan./mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27200-
dc.description.abstractOs propósitos do trabalho foram examinar as percepções dos alunos sobre a vivência inicial do curso de Medicina, mediante o Questionário de Valoração do Curso (QVC), bem como analisar relações entre índices do QVC e medidas de atributos pessoais e sucesso acadêmico. O estudo envolveu 609 alunos numa década. Os resultados revelaram relativa estabilidade dos escores do QVC em turmas consecutivas e diferenças significantes entre os alunos agrupados por sexo, naturalidade, categoria de preferência por carreira e semestre de acesso ao curso. Verificaram-se, também, associações significantes entre escores do QVC e medidas de autoconfiança, intenção de aprender, rendimento cognitivo e atividade de monitoria em quatro semestres seguidos. Testes do Modelo Linear Geral revelaram quatro fatores independentes principais na explicação da variabilidade do escore do QVC: intenção de aprender, autoconfiança, preferência por carreira e semestre de acesso. A discussão examina os achados em conexão com noções de contexto interno do aprendiz e ambiência educacional. Concluindo, as respostas ao QVC refletem a perspectiva de valoração do aprendizado pessoal na interação com as dimensões do contexto educacional. O instrumento tem, assim, utilidade no acompanhamento pedagógico da iniciação profissional.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleValor e significado da vivência no primeiro ano do curso de medicina : apreciação de aprendizado pessoal e contexto em uma série históricapt_BR
dc.title.alternativeValue and meaning of the first-year learning experience in a medical program : an appraisal of personal learning and context in a historic series-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordGraduaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacional - ensino superiorpt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação Médica - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100004& lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000100004pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to appraise how medical students perceive their first-year experiences in the medical course using an adapted version of the Course Valuing Inventory (CVI), and to analyse the relationships between the CVI scores and the students' individual attributes and academic achievements. The study involved 609 students and covered a period of ten years. The results showed relative stability of CVI scores in consecutive classes and significant differences among students when grouped by sex, place of birth, career choice, and term of enrolment in the program. Other findings were the significant relationships between CVI score and self-confidence, willingness to learn and cognitive achievement, and peer tutoring activity during four consecutive terms. GLM tests (between subjects and effects) identified four principal independent factors to explain the CVI-score variability: willingness to learn, self-confidence, career choice and term of enrolment. The discussion appraises the findings in relation to concepts of the students, internal context and educational context. In conclusion, CVI responses reflect a perspective of valuing personal learning in interaction with dimensions of the educational context. Accordingly, this tool can be considered useful for the pedagogical supervision of medical students' professional initiation.-
dc.description.unidadeFaculdade de Medicina (FMD)-
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