Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27299
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_InsercaoSocialUniversitaria.pdf104,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo
Outros títulos: College social insertion : an investigation based on the minimum social atom
Inclusión social universitaria : una investigación con base en el átomo social mínimo
Autor(es): Auad, Juliana Cal
Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto: Inclusão social
Psicodrama
Deficientes físicos
Data de publicação: 2008
Editora: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Referência: AUAD, Juliana Cal; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Inserção social universitária: uma investigação com base no átomo social mínimo. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, n. 39, p. 139-154, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/S3s5jYnnKLhKNXCVyqmf5jH/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
Resumo: Ao longo da história, os deficientes ocupam um lugar de marginalização e sua inserção depende, em grande parte, do contexto social. Este trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática e identificar como o aluno avalia sua inserção a partir dos papéis desempenhados. Criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno e no Mapa Mínimo proposto por Sluzki, que se denominou átomo mínimo. Participaram da pesquisa sete estudantes universitários com deficiência física que foram entrevistados com base no instrumento criado. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo, a universidade foi apontada como um local em que puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção aponta o problema de locomoção dentro do campus. Percebe-se a necessidade de maiores subsídios para políticas de inclusão universitária.
Abstract: It is evident through history that disabled individuals occupy marginal positions and their insertion depend, in great part, on the social context. This study aims to investigate the social networks of college students with disabilities from a psychodramatic point of view. To achieve such goal, a new instrument called minimal atom, was created. This instrument was based on Moreno's social atom theory and Sluzki's minimal map. The interview and instrument were applied to seven students with physical disabilities. Results indicate that people with disabilities develop different roles in their families and at work/college. The university seems to be a place where these students can test their limits and develop friendships. The major difficulty for their inclusion in the university is related to their ability of moving around the campus. There is a clear need of supporting public policies for college inclusion criteria.
Resumen: Al largo de la historia, los discapacitados ocupan un lugar de marginalización y su integración depende, en gran parte, del contexto social. Este trabajo se propone a dibujar el mapa de las redes sociales de alumnos universitarios con discapacidad física desde una lectura psicodramática e identificar como este alumno evalúa su integración desde los papeles desarrollados. Se creó un instrumento inspirado en el átomo social de Moreno y en el Mapa Mínimo propuesto por Sluzki, que se denominó átomo mínimo. La investigación se realizó con siete participantes con discapacidad física que fueron entrevistados por medio del nuevo instrumento. Los resultados indican que los participantes, juegan diferentes papeles en la familia y en el ambiente de trabajo/estudio. La universidad fue señalada como el sitio donde estos alumnos pudieran probar sus límites y desarrollar lazos de amistad. La mayor dificultad de integración está en el problema de la locomoción dentro del campus. Se percibe una necesidad de más recursos para políticas de integración universitaria.
Licença: Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/S3s5jYnnKLhKNXCVyqmf5jH/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.