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ARTIGO_EstrategiasAprendizagemCurso.pdf218,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorZerbini, Thaíspt_BR
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:50:12Z-
dc.date.available2017-12-07T04:50:12Z-
dc.date.issued2008-12pt_BR
dc.identifier.citationZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27333-
dc.description.abstractPesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escalapt_BR
dc.title.alternativeLearning strategies in distance course: validation of a scale-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.rights.licensePsico-USF - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005pt_BR
dc.description.abstract1Although few researches on evaluation of distance training. This article intends to contribute on this area when build and statistically validate the instrument Learning Strategies. The evaluated course was offered by SEBRAE to Brazilian students. The data have been collected at the end of the course by questionnaire that measured the frequency with the participants to use the strategies during the course. It have been made statistics analyses of Principal Components (PC) and Factors (PAF) and Internal Consistency (Coefficient Alpha). After the statistical validate, the questionnaire present seven factors: Emotion control, 5 questions (a=0,89); Interpersonal help seeking, 6 questions (a=0,89); Rehearsal and organization, 5 questions (a=0,77); Motivation control, 4 questions (a=0,84); Elaboration, 3 questions (a=0,83); Help of the material, 2 questions (a=0,75); Comprehension monitoring, 3 questions (a=0,82). The results indicated that the scale is valid and reliable statistically.-
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