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Título: Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
Outros títulos: Creation and consolidation of the nursing course at the University of Brasília : a guardianship’s history (1975 - 1986)
Creación y consolidación del curso de enfermería de la Universidad de Brasília : una historia de tutela (1975 - 1986)
Autor(es): Cardoso, Fátima Aparecida
Dytz, Jane Lynn Garrison
Assunto: Enfermagem - estudo e ensino
Educação em enfermagem
Enfermagem - história
Data de publicação: Jun-2008
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Referência: CARDOSO, Fátima Aparecida; DYTZ, Jane Lynn Garrison. Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília: uma história de tutela (1975 - 1986). Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 251-257, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
Resumo: O estudo teve como objetivo resgatar a história do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, desde sua criação em 1975, até sua institucionalização definitiva em 1986. As fontes primárias foram depoimentos orais e documentos inscritos. Os resultados revelam que o curso foi criado com mais de 13 anos de atraso, em relação ao proposto no plano diretor, e que, mesmo depois da criação, permaneceu 12 anos sob tutela do Curso de Medicina. Na criação, não houve previsão de infraestrutura, dotação orçamentária ou quadro docente mínimo, o que prejudicou o desenvolvimento do curso. O curso enfrentou déficit de docentes, evasão discente e falta de autonomia administrativa. Os autores concluem que, mesmo em condições adversas, os docentes de Enfermagem contornaram os jogos de poder e construíram um espaço próprio.
Abstract: The purpose of the study was to describe the history of the nursing undergraduate program at the University of Brasília, from its founding in 1975, to it´s definite establishment in 1986. Subject depositions and written documents were used as primary sources. The results reveal that the program was created with a delay of 13 years in relation to the original master plan and that, even after its establishment, the program remained for 12 years under the tutelage of the medicine depar tment. There was no prevision for infrastructure, budget endowment or minimum teaching staff, which impaired the development of the program. The program coped with staff shor tage, student drop-out and lack of administrative autonomy. The authors conclude that, in spite of adverse conditions, the nursing teachers were able to circuit the power games and build their own space.
Licença: Escola Anna Nery - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200008
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