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dc.contributor.authorLestinge, Sandrapt_BR
dc.contributor.authorSorrentino, Marcospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:50:18Z-
dc.date.available2017-12-07T04:50:18Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationCiênc. educ. (Bauru),v.14,n.3,p.601-619,2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27365-
dc.description.abstractO presente artigo tem por finalidade apresentar alguns autores que dão ênfase à utilização de atividades de campo dirigidas, realizadas em ambiente extraclasse, aqui denominadas de estudos do meio; contextualizando-as, criticamente, como possível contribuição frente à crise de percepção vivida na contemporaneidade. Apesar de não estar restrito apenas à comunidade escolar ou ao ensino formal, é como recurso didático que o estudo do meio é valorizado, devido aos resultados expressivos - pois imprime qualidade - nas relações de ensino-aprendizagem, interpessoais e intrapessoais. A percepção sobre o cotidiano, a realidade social, cultural, histórica, do meio físico e natural foi e ainda é fundamental no processo de formação do cidadão emancipado e compromissado; e, deve ser uma prática constante para nortear as sociedades da "era do conhecimento" rumo à construção de saberes para a sustentabilidade socioambiental e melhoria da qualidade de vida.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the present article is to present some authors who emphasize the utilization of field-based activities, performed in out-of-the-class contexts, here called studies of the environment, placing them, critically, in context, as a possible contribution vis-à-vis the crisis of perception we are facing today. While it is not restricted solely to the schooling community or to the formal teaching, it is as a didactical resource that the study of the means is valued, owing to the outstanding results - since it applies quality to - in the teaching-learning, interpersonal and intrapersonal relationships. The perception on the day-to-day, the social, cultural and historical reality of the physical and natural environment was and still is crucial to the process of formation of the independent and committed citizen; and it must be a constant practice guiding societies in the era of knowledge, towards construction of knowledge for socio-environmental sustainability and quality of life improvement.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vidapt_BR
dc.titleContributions of attention: studies of the environment and education for lifept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordPercepçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudo do meiopt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300015pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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