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Título: A naturalização da miséria contemporânea: análise discursiva crítica de uma circular de condomínio
Autor(es): Resende, Viviane de Melo
Assunto: Análise de discurso crítica
População em situação de rua
Apartação
Data de publicação: 2008
Editora: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: Rev. bras. linguist. apl.,v.8,n.1,p.71-91,2008
Resumo: Neste trabalho, parto do referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica para analisar o relatório de uma reunião, apresentado como circular aos/às condôminos/as de um prédio de classe média da Asa Sul de Brasília. O tema da circular é uma reunião, realizada entre o síndico do prédio, comerciantes locais e autoridades do Governo do Distrito Federal, acerca de um grupo de "moradores de rua" que se havia estabelecido nas proximidades do edifício residencial e de estabelecimentos do comércio local. O texto foi analisado discursivamente, tendo como categorias analíticas estrutura genérica, modalidade, intertextualidade, pressuposição e avaliação. Discuto a naturalização da miséria em sociedades contemporâneas a partir da internalização de discursos hegemônicos os quais operam um apagamento de direitos sociais básicos.
Based upon Critical Discourse Analysis, this study analyses a report of a meeting, distributed as a circular to residents of a middle-class apartment building in Brasília. The circular is the outcome of a meeting held between the apartment building's representative, local businesspeople and Federal District Government authorities concerning "street dwellers" in the surrounding of the apartment building and local business establishments. The circular is considered discursively in terms of its generic structure, modality, intertextuality, presupposition and evaluation. The analysis seeks to discuss the naturalization of misery in contemporary societies through the internalization of hegemonic discourses that serve to erase basic social rights. The study argues that this is due to the repetition of these discourses in different institutional environments and in various text types.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982008000100004
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