Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27585
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoCampoNotas.pdf498,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaldart, Roseli Saletept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:21Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:21Z-
dc.date.issued2009-06pt_BR
dc.identifier.citationCALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27585-
dc.description.abstractEste ensaio busca contribuir na construção de uma chave metodológica para interpretação do percurso e da situação atual da educação do campo, um fenômeno recente da realidade educacional brasileira, que tem os movimentos sociais camponeses como principais protagonistas. O texto inicia com uma análise da constituição originária da Educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos. Em seguida, discute as tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, na afirmação de uma tradição pedagógica emancipatória e da luta por políticas públicas que garantam o acesso dos camponeses à educação escolar em seu próprio território. Por fim, são identificados alguns impasses e desafios principais da Educação do campo na atualidade, relacionando-os ao momento atual de crise mundial do capitalismo e como ela se materializa nas questões relacionadas ao trabalho do campo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venânciopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação do campo : notas para uma análise de percursopt_BR
dc.title.alternativeField education : notes for an analysis of the course-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociaispt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.rights.licenseTrabalho, Educação e Saúde - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003pt_BR
dc.description.abstract1This essay seeks to contribute to building a methodological key to interpret the course and the current status of field education, a recent phenomenon in the Brazilian educational reality which has peasant social movements as its main actors. The article begins with an analysis of the original Field Education constitution, identifying its context, practices, and subjects. It then discusses the main tensions and contradictions in its course, particularly those that are produced in the relationship between the social movements and the State, in the affirmation of an emancipatory pedagogic tradition, and in the struggle for public policies that ensure peasant access to formal school education in their own territory. Finally, a few of the impasses and challenges that were singled out regarding the modern day Field education, relating them to the current global crisis of capitalism and to how it materializes itself in the issues related to work in the field.-
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.