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dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadora da Silva Campospt_BR
dc.contributor.authorRamos, Patrícia Cristina Campospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:54:01Z-
dc.date.available2017-12-07T04:54:01Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationDESSEN, Maria Auxiliadora; RAMOS, Patrícia Cristina Campos. Crianças pré-escolares e suas concepções de família. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 20, n. 47, p. 345-357, dez. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27770-
dc.description.abstractPara compreender o desenvolvimento e a diversidade da família contemporânea, faz-se necessário conhecer as concepções de família na perspectiva de crianças pré-escolares. Participaram deste estudo 33 crianças com idades de três, quatro e cinco anos: 15 do Grupo A (ambos os genitores com ocupação remunerada) e 18 do Grupo B (apenas o pai com ocupação remunerada). Os participantes foram entrevistados sobre suas concepções de família e referiram-se à composição familiar, à coabitação e ao cumprimento das funções de provedora, cuidadora e socializadora. As crianças consideraram como parte da composição da família: o núcleo familiar, membros da família extensa, padrinhos, amigos e animais de estimação. Porém, houve maior ênfase à função socializadora no Grupo B do que no Grupo A e as definições foram mais abstratas e complexas entre crianças de cinco anos. Os dados indicam que as concepções das crianças sobre os atuais modos de vida das famílias precisam ser investigadas em uma perspectiva longitudinal e transcultural.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrianças pré-escolares e suas concepções de famíliapt_BR
dc.title.alternativePreschool children and their family conceptions-
dc.title.alternativeNiños de edad preescolar y sus concepciones de la familia-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPré-escolarespt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.rights.licensePaidéia (Ribeirão Preto) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 jun. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300007pt_BR
dc.description.abstract1To understand the development and diversity of the contemporary family, it is necessary to understand children's family conceptions. Thirty-three preschool children participated in the study (aged 3, 4, and 5 years old): 15 composed the Group A (both parents had a paid job), and 18 composed the Group B (only the father had a paid job). They were inquired about their conceptions of family and mentioned the following aspects: family composition, cohabitation, and the roles of provider, caregiver and socializing agent. Children included the nuclear family, extended family members, godparents, friends and pets in the composition of the family. However, the Group B emphasized the socializing function of the family more than the Group A. Moreover, children at aged 5 also provided more abstract and complex definitions than the other ones. The data indicates that children's conceptions on current family lifestyles need to be investigated in a longitudinal and cross-cultural perspective.-
dc.description.abstract2Para comprender el desarrollo y la diversidad de la familia contemporánea, es necesario conocer las concepciones de los niños. En esta investigación participaron 33 niños de edad preescolar (3, 4 y 5 años), 15 en el Grupo A (ambos genitores tenían ocupación remunerada) y 18 en el grupo B (sólo el padre tenía ocupación remunerada). Los niños fueran entrevistados sobre sus concepciones de la familia, se refirieron a la composición familiar, la convivencia y el desempeño de las funciones de proveedor, cuidador y socializador. Los niños incluyeron en la composición de la familia tanto miembros de la familia nuclear, como de la familia amplia, padrinos, amigos y mascotas. Los resultados indican que en el grupo B se daba mayor énfasis a la función de socialización que en el Grupo A. También las concepciones fueron más abstractas y complejas en los niños de 5 años. Los datos indican la necesidad de investigar las concepciones de los niños sobre los actuales modos de vida de la familia desde una perspectiva longitudinal y trans-cultural.-
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