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dc.contributor.authorSoares, Pollianna Galvãopt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Claisy Maria Marinhopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:54:32Z-
dc.date.available2017-12-07T04:54:32Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationPsicol. Esc. Educ. (Impr.),v.14,n.1,p.45-54,2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27840-
dc.description.abstractDiscutir as possibilidades de atuação da Psicologia Escolar nos contextos de educação não-formal se constitui tema de reflexão atual. As Organizações Não-Governamentais (ONG s) surgem no cenário do Terceiro Setor como nova esfera social que aproxima a sociedade civil das demandas sociais e, no caso, daquelas provenientes do campo educacional. Nesta conjuntura, surgem os educadores sociais com perfil profissional ainda pouco definido e preparado para os desafios cotidianos dos espaços de combate à exclusão social. Esse artigo irá abordar sobre a relevância da formação continuada dos educadores sociais, a partir da mediação do psicólogo escolar, com base nos pressupostos teórico-conceituais da psicologia histórico-cultural. Inicialmente, serão discutidas as primeiras relações da Psicologia e Educação no Brasil; seguidamente, se discorrerá sobre a instauração de ONG s educativas no país, sinalizando para a emergência da profissão educador social; por fim, abordar-se-á sobre a mediação do psicólogo escolar para o desenvolvimento de competências dos educadores sociais.pt_BR
dc.description.abstractDiscussing the possibilities of School Psychology acting in the context of education is still a theme of current reflection. The Non-Governmental Organizations (NGO´s) arise into the scenario of the third sector as a new social sphere that approaches the civil society directly to the social demands and, in this case, to those from the educational area. At this juncture, there are the educators with professional profile yet ill-defined and not prepared for the challenges of everyday spaces to combat social exclusion. This article addresses the relevance of the continuing education of educators from the mediation of the school psychologist, based on theoretical and conceptual basis of historical-cultural psychology. Initially, we offer a brief historical discussion of the first relations between Psychology and Education in Brazil. Then we present some factors that inaugurate the third sector in the country, specifically the contexts of educational NGO´s, signalizing the emergence of the professional social educator. Finally we approach the possibilities for the school psychologist to act favouring the development of abilities of the educators involved in the non-formal context of education.pt_BR
dc.description.abstractDiscutir las posibilidades de actuación de la Psicología Escolar en contextos de educación no-formal se constituye tema de reflexión actual. Las Organizaciones No-Gubernamentales (ONG s) surgen en el escenario del Tercer Sector como nueva esfera social que aproxima la sociedad civil de las demandas sociales y, en este caso, de las provenientes del campo educacional. En esta coyuntura, surgen los educadores sociales con perfil profesional aún poco definido y preparado para los desafíos cotidianos de los espacios de combate a la exclusión social. Este artículo abordará la relevancia de la formación continua de los educadores sociales, a partir da mediación del psicólogo escolar, basadas en las presuposiciones teórico-conceptuales de la psicología histórico-cultural. Inicialmente, se discutirán las primeras relaciones de la Psicología y Educación en Brasil; a continuación se tratará sobre la instauración de ONG s educativas en el país, señalando para la emergencia de la profesión educador social; por fin, se abordará sobre la mediación del psicólogo escolar para el desarrollo de competencias de los educadores sociales.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas emergentes em Psicologia Escolar: a mediação no desenvolvimento de competências dos educadores sociaispt_BR
dc.titleSchool Psychology in contexts of social education: new practicespt_BR
dc.titlePrácticas emergentes en Psicología Escolar: la mediación en el desarrollo de competencias de los educadores socialespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.keywordOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.subject.keywordEducadorespt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100005pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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