Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Wanderer, Aline | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T04:54:32Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T04:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2010-06 | pt_BR |
dc.identifier.citation | WANDERER, Aline; PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Elaboração de projetos político-pedagógicos: reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 121-129, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/mwHKs3LSJcrpTYBrXBGjygj/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27841 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a atuação do psicólogo escolar no incentivo à elaboração do Projeto-Político-Pedagógico pela comunidade escolar. Aborda temas como política, relações de dominação/hierarquização escolares, formação/atuação do psicólogo escolar e exercício da autonomia. Abdicando da autoridade de especialista servindo à normatização, o psicólogo pode questionar relações de hierarquização escolares, bem como sensibilizar quanto à ideia de que a identidade da escola é historicamente construída e sua realidade é modificável pela ação coletiva da comunidade. Atuou-se numa escola pública de Ensino Fundamental, séries iniciais, de Brasília-DF, utilizando a observação participante em reuniões semanais com a equipe pedagógica e pensando-se a postura do psicólogo como mediador. O Projeto-Político-Pedagógico é importante mecanismo de trabalho coletivo, permitindo a constituição da identidade da escola, de posicionamentos políticos e diretrizes de trabalho coerentes com cada realidade. Enfatizou-se a consolidação de um processo de reconhecimento da possibilidade de autonomia na construção do Projeto-Político-Pedagógico pela equipe pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Elaboração de projetos político-pedagógicos : reflexões acerca da atuação do psicólogo na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Elaboration of pedagogic political projects : reflections on the work of the psychologist in school | - |
dc.title.alternative | Elaboración de proyectos político-pedagógicos : reflexiones acerca de la actuación del psicólogo en la escuela | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicólogos | pt_BR |
dc.rights.license | Psicologia Escolar e Educacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pee/a/mwHKs3LSJcrpTYBrXBGjygj/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2021. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572010000100013 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this paper we discuss the performance of the school psychologist in encouraging the school community to elaborate the Pedagogic Political Project.Topics such as politics, school-domination/hierarchy relationships, training/performance of the school psychologist and exercise of autonomy are covered. When the School Psychologist abdicates his or her authority, as an expert in the area, he or she can question the school-hierarchy, as well as persuade others to the idea that a school identity is historically constructed and that its reality is modifiable by the collective action of the community. The study was developed in the initial grades of a public elementary school of Brasília - DF, by utilizing the participant observation in weekly meetings with the pedagogical team and by thinking about the psychologist s attitude as a mediator. The Pedagogic Political Project is an important mechanism of collective work, which permits the constitution of a school identity, of political positions and work policies which may be coherent to each reality. We highlight the consolidation of recognition of a possible autonomy in the construction of the Pedagogic Political Project by the school community. | - |
dc.description.abstract2 | Este trabajo discute la actuación del Psicólogo Escolar en el estímulo a la elaboración del Proyecto Político-Pedagógico por la comunidad escolar. Aborda temas como política, relaciones de dominación/jerarquización escolares, formación/actuación del psicólogo escolar y ejercicio de la autonomía. Abdicando de la autoridad de especialista al servicio de la normalización, el Psicólogo puede cuestionar relaciones de jerarquización escolares, así como también sensibilizar con respecto a la idea de que la identidad de la escuela es históricamente construida y su realidad es modificable por la acción colectiva de la comunidad. El trabajo se realizó en una escuela pública de Enseñanza Primaria, grados iniciales, de Brasilia-DF, utilizando la observación participante en reuniones semanales con el equipo pedagógico y pensando la postura del psicólogo como mediador. El Proyecto Político-Pedagógico es importante mecanismo de trabajo colectivo, permitiendo la constitución de la identidad de la escuela, de posicionamientos políticos y directrices de trabajo coherentes con cada realidad. Se enfatizó la consolidación de un proceso de reconocimiento de la posibilidad de autonomía en la construcción del Proyecto Político-Pedagógico por el equipo pedagógico. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|