Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27924
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_EnsinoGramaticaContemporaneidade.pdf145,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O ensino de gramática na contemporaneidade : delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
Otros títulos : Contemporary grammar teaching : specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial training
Autor : Silva, Kleber Aparecido da
Pilati, Eloisa
Dias, Juliana de Freitas
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista
Assunto:: Gramática
Práticas pedagógicas
Linguística aplicada
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
Citación : SILVA, Kleber Aparecido da; PILATI, Eloisa; DIAS, Juliana de Freitas. O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/zkx9bkQNJv7rHWNKPjKDYfK/?lang=pt#. Acesso em: 14 set. 2022.
Resumen : Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.
Abstract: This paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.
Licença:: (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/rbla/a/zkx9bkQNJv7rHWNKPjKDYfK/?lang=pt#. Acesso em: 14 set. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27924/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.