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dc.contributor.authorBendassolli, Pedro F.pt_BR
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:05Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:05Z-
dc.date.issued2011-04pt_BR
dc.identifier.citationBENDASSOLLI, Pedro F.; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Significado do trabalho nas indústrias criativas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 143-159, mar./abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000200003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902011000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27947-
dc.description.abstractEstudos sobre o trabalhador nas indústrias criativas ainda são escassos na literatura científica da administração. Esta pesquisa buscou contribuir para a superação dessa lacuna ao estudar o significado de trabalho para profissionais que atuam nessas indústrias. Traduzimos e adaptamos um instrumento canadense de mensuração desse constructo, o qual foi aplicado a 451 indivíduos de diversas indústrias criativas no Estado de São Paulo. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de técnicas psicométricas e de comparação e associação entre médias. Os resultados mostram que os fatores mais associados a um trabalho que tenha significado para esses indivíduos são: a possibilidade de aprender e se desenvolver pelo trabalho, sua utilidade social, a oportunidade de identificação e de expressão por meio dele, autonomia, boas relações interpessoais e respeito às questões éticas. O artigo conclui com algumas implicações desses resultados para a literatura sobre indústrias criativas e significado do trabalhopt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSignificado do trabalho nas indústrias criativaspt_BR
dc.title.alternativeMeaning of work in creative industries-
dc.title.alternativeSignificado del trabajo en las industrias creativas-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho artístico e culturalpt_BR
dc.subject.keywordCarreira artística e culturalpt_BR
dc.subject.keywordIndústrias criativaspt_BR
dc.rights.licenseRevista de Administração de Empresas - (CC BY) -Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902011000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 abr. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000200003pt_BR
dc.description.abstract1Studies concerning the worker in creative industries are still scarce in the management scientific literature. This study has attempted to reduce this gap, by investigating the meaning of work among professionals laboring in these industries. We have translated and adapted a Canadian questionnaire into Portuguese for measuring this construct. It was responded by 451 individuals from different domains of those industries in São Paulo State, Brazil. The data was analyzed with use of psychometric techniques and procedures for comparing and correlating means. The findings show that the most prominent factors associated to a meaningful work for these individuals are: the possibility of learning and developing through work, its social function, the opportunity of identification with and self-expression through work, autonomy, good interpersonal relationships, and the respect to ethical issues. The paper concludes with some implications from these findings to the creative industries and meaning of working literature-
dc.description.abstract2Estudios sobre el trabajador en las industrias creativas todavía son escasos en la literatura científica de la administración. Esta investigación ha buscado contribuir para la superación de ese vacío al estudiar el significado del trabajo para profesionales actuantes en esas industrias. Traducimos y adaptamos un instrumento canadiense de mensuración de esa percepción, el cual fue aplicado a 451 individuos de diversas industrias creativas en el estado de São Paulo. Los datos fueran analizados estadísticamente por medio de las técnicas psicométricas y de comparación y asociación entre las medias. Los resultados muestran que los factores más asociados a un trabajo que tenga significado para eses individuos son: la posibilidad de aprender y se desenvolver por el trabajo, su utilidad social, la oportunidad de identificación y de expresión por medio de él, autonomía, buenas relaciones interpersonales y respecto a las cuestiones éticas. El artículo concluye con algunas implicaciones de eses resultados para la literatura sobre industrias creativas y el significado del trabajo-
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