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Título: Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
Outros títulos: Analysis of the learning evaluation process of nursing staff actions
Análisis del proceso de evaluación de aprendizaje de acciones educativas de profesionales de enfermería
Autor(es): Mira, Vera Lucia
Peduzzi, Marina
Melleiro, Marta Maria
Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Prado, Maria de Fátima Fernandes
Santos, Patrícia Tavares dos
Lara, Enilda Maria de Sousa
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Equipe de enfermagem
Capacitação
Avaliação da educação
Hospitais - administração de pessoal
Data de publicação: 2011
Editora: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Referência: MIRA, Vera Lucia et al. Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. esp., p. 1574-1581, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MIRA, Vera Lucia et al. Analysis of the learning evaluation process of nursing staff actions. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. esp., p. 1574-1581, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino.
Abstract: The objective of this study was to analyze the learning evaluation process of nursing staff training programs, regarding its effectiveness and instrument validity. This is an empirical study whose findings support theoretical formulations for the construction of an evaluation methodology. The analysis consisted of learning evaluations related to six training programs, totaling 993 evaluations. The results of these six training programs showed the need to propose an evaluation methodology, defining criteria, instruments and indicators for this purpose. Furthermore, it is important to improve the diagnosis process on training needs and teaching strategies.
Resumen: El objetivo de este estudio fue analizar el proceso de evaluación de aprendizaje realizado en entrenamientos brindados al equipo de enfermería, en lo que se refiere a la eficiencia de los mismos y a la validez de los instrumentos. Se trata de un estudio empírico, cuyas conclusiones apoyarán formulaciones teóricas para la construcción de una metodología de evaluación. Se constituyeron en material de análisis las evaluaciones de aprendizaje relativas a seis entrenamientos, sobre un total de 993 evaluaciones. De los resultados de los seis entrenamientos evaluados fue posible percibir la necesidad de la proposición de una metodología de evaluación, construyendo criterios, instrumentos e indicadores para dicha finalidad. Se notó también que es preciso mejorar la realización del diagnóstico de necesidad de entrenamiento y las estrategias de enseñanza.
Licença: Revista da Escola de Enfermagem da USP - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006
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