Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27985
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisasPosGraduacao.pdf642,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diaspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:14Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:14Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 22-37, abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:12 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27985-
dc.description.abstractO artigo apresenta resultado de pesquisa de doutorado realizada com o objetivo de identificar o tipo de relação entre o pensamento reflexivo, proposto por Dewey (1979) e as competências empregadas na busca e no uso da informação na comunicação científica por pesquisadores em formação, alunos de mestrado e de doutorado. A Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss (1967) orientou os procedimentos metodológicos da pesquisa. Os indicadores de atividade reflexiva, de Zeichner e Liston (1985), permitiram verificar o tipo de pensamento dos pesquisadores. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não reflexivo. O letramento informacional na pós-graduação é influenciado pelas experiências e sentimentos com pesquisa na educação básica, na graduação e pela participação em projetos de iniciação científica. Sofre influência da cultura acadêmica, atitude dos professores em relação à busca e ao uso da informação, concepção de ensino- aprendizagem, infraestrutura e custos da informação, bem como da consciência do grau de competência informacional. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherIBICTpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacionalpt_BR
dc.title.alternativeResearch along post-graduation : the use of reflexive thinking on the informational literacy-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPensamento reflexivopt_BR
dc.subject.keywordLetramento informacionalpt_BR
dc.subject.keywordBusca da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordUso da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordComportamento informacionalpt_BR
dc.rights.licenseCiência da Informação - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 dez. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this paper is to present the results of a PhD degree research carried out for identifying the type of relation between the reflexive thinking, as proposed by Dewey (1910) and the competencies used in searching and using the information in the scientific communication by education researchers and master and doctorate degree students. The theory lain down by Glasser and Strauss guided the methodological procedures for the research. Zeichner's and Liston's (1985) indicators of reflexive activity enabled to verify the type of the researchers' thought. The results show that a major part of the thought utilized in search and use of information is a non-reflexive type. The information literacy is influenced by experiences and feelings concerning research on basic education, on graduation, as well as by sharing projects of scientific initiation. Influence is also had by academic culture, teachers' attitude in relation to the search and use of information, concept of teaching-learning, infrastructure and costs of information. The relations present in this research are of multi-referential nature, what demands interdisciplinary instruments for solution of the problem.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.