Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Galvão, Malthus Fonseca | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Albino Verçosa de | - |
dc.date.accessioned | 2009-12-21T16:39:54Z | - |
dc.date.available | 2009-12-21T16:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Malthus Fonseca; MAGALHÃES, Albino Verçosa de. Sistema de exercício online para apoio a aprendizagem de Medicina Legal na Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 84-91, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n1/12.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2009. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2799 | - |
dc.description | 8 p. | en |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo retrospectivo foi avaliar o padrão de utilização do sistema de exercícios on-line,
facultativos, assíncronos, para o apoio à aprendizagem da disciplinaMedicina Legal e Deontologia Médica
na Universidade de Brasília.Os sujeitos foram 38 alunos que cursaram a disciplina no segundo semestre de
2005. O sistema oferecia conteúdos textuais e imagens que podiam ser acessados anonimamente. Para a
resolução dos exercícios do tipo “verdadeiro” ou “falso”, alguns com imagens, era necessário que os alunos se
identificassem por senha, o que permitiu o monitoramento. Os resultados mostraram que 32 alunos (84%)
realizaram exercícios on-line, com uma média de 183 respostas por aluno, entre os que aderiram; 52% dos
exercícios foram resolvidos nas últimas 24 horas antes da prova; 62,3% dos exercícios foram resolvidos entre
19h e 01h. Conclui-se que os alunos,numsistema facultativo, concentram seus esforços na véspera da prova,
o que diminui a eficiência do sistema, sugerindo que técnicas de motivação para o uso regular desse tipo de
sistema devem ser implementadas. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Sistema de exercício online para apoio a aprendizagem de Medicina Legal na Universidade de Brasília | en |
dc.title.alternative | On line exercise systems to learning in Forensic Medicine at the University of Brasília | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Internet | en |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | en |
dc.subject.keyword | Medicina legal | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.description.abstract1 | The purpose of this retrospective studywas to evaluate theusage patternswith the systemof online optional
asynchronous exercises to support the learning of ForensicMedicine and MedicalEthics at the University of
Brasilia.The subjects were 38 students taking this course during the second term of 2005. The system offered
text content and images that could be accessed anonymously. To solve the “true-or-false” exercises, some
with images, students had to self-identify by means of a password, which allowed tracking. The results
showed that 32 students (84%) performed exercises online, with an average of 183 responses per student
among those who joined. Slightly more than half (52%) of the exercises were solved in the last 24 hours before
the course test; 62.3% of the exercises were solved between 7 PMand 1 AM. In conclusion, students used a
voluntary system to concentrate their efforts just before course tests, which reduces the system’s efficiency,
suggesting that techniques to motivate regular use of systems like this one should be implemented. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Medicina (FMD) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|